Arquivo

Hospital? Que hospital?Guarda? Que Guarda?

Coisas…

Discute-se o hospital. As pessoas tomam posições, emitem opiniões, revelam preferências e interesses. Todos legítimos, dependendo das motivações. Que sabemos ser sérias, nuns casos, menos sérias, noutros; que sabemos ser fundamentadas, por vezes, ingénuas, por outras.

Passei os olhos por um jornal ali dos lados de Castelo Branco, chamado “Gazeta do Interior”. Lá vinham umas afirmações imputadas ao sr. presidente da ARS do Centro, Dr. Fernando Andrade. Li e fiquei estarrecido. Apreciem.

Título: “Os serviços de excelência na Região”. A notícia descreve aqueles que, no entender do sr. presidente, serão considerados os serviços de referência da Beira Interior. A nós, Guarda, foi atribuído o título de referência na área da Imagiologia (vulgo, Radiologia). Nem de propósito. Explica a senhora jornalista que isto se justifica porque vão aumentar o quadro de pessoal e porque vai ficar ligado ao de Litotrícia. Seria para rir se não fosse para chorar. A realidade é que o nosso serviço de Imagiologia não existe. Não tem médicos no quadro e a única que existia foi corrida há pouco tempo pelo conselho de administração. A que por lá anda, agora, não pertence ao quadro, não tem experiência de direcção e possui um contrato precário com a instituição. Nada mau, para um serviço de excelência!

Mas as barbaridades não se ficam por aqui. A Oncologia terá a sua referência na Cova da Beira; interessa pouco, talvez, que o nosso hospital já possua uma Unidade de Oncologia, nova e útil que é uma das mais “esquecidas” pérolas que temos. A Dor, área de especial vocação no nosso hospital, será “oferecida” ao Hospital do Fundão. Do Fundão?!!! O Hospital de Castelo Branco “abocanha-se” com as excelências nas áreas da Oftalmologia (actualmente a ser investigada pela Inspecção Geral da Saúde e pelos tribunais), da ORL, Maxilo-facial e Endocrinologia. Nada mau!

Mas há mais. Ainda em Castelo Branco, onde pelos vistos não se brinca em serviço, a “inauguração” da Unidade de Diabetes teve honras de visita de Secretário de Estado. Pasme-se. A propaganda anuncia que nos últimos 3 anos foram realizadas 700 consultas (média de 0,7 consultas/dia!!!!), um número impressionante quando comparado com as nossas mais de 5000 no mesmo espaço de tempo. Só este ano os “excelentes” albicastrenses atenderam a enormidade de 167 doentes até ao dia 21 de Agosto (a tal média de 0,7/dia). Nós por cá, limitámo-nos aos nossos “míseros” 1461 até ao dia 30 de Setembro.

Sobra-nos, em jeito de compensação, o reconhecimento dos nossos méritos na Pneumologia que irá juntar-se à Radiologia na nossa inglória procura da glória.

Tudo isto é grave e preocupante. Pergunta-se: que andam estes senhores, todos do PPD, a querer fazer com a nossa terra, com o nosso hospital? Que pensam(?) as pessoas deste conselho de administração das barbaridades anunciadas pelo sr. presidente da ARS? Será que alguém sabe sequer que existem? Alguém lhes liga alguma?

Hospital? Mas que hospital?

Guarda? Mas que Guarda?

Doutora Ana Manso, explique lá!

Por: António Matos Godinho

Sobre o autor

Leave a Reply