Arquivo

Homenagem a Gustavo Marques

Através duma exposição S. Pedro de Rio Seco expressa a sua gratidão a um autodidacta natural daquela terra

A partir de domingo e até dia 28 de Agosto está patente uma exposição de pintura, no ex-Quartel da Guarda Fiscal de S. Pedro de Rio Seco, no município de Almeida. Trata-se de uma homenagem a Gustavo Lourenço Marques, natural daquela terra e pintor autodidacta.

Gustavo Lourenço nasceu a 28 de Janeiro de 1940, em S. Pedro de Rio Seco. Cedo revelou aptidão para o desenho e pintura, tendo sido convidado por um professor desta área a integrar um grupo de alunos que dedicavam os seus tempos livres ao desenho artístico. Profissional de desenho, desenvolveu a sua actividade em ateliers de arquitectura e gabinetes técnicos de várias empresas. Estudou desenho industrial e exerceu a actividade de projectista de máquinas durante trinta anos, numa empresa multinacional. Foi solicitado para a criação de cartazes, medalhas comemorativas, cenários e variadíssimo desenho gráfico. Autodidacta, cultivou o gosto pela pintura a óleo, o seu hobby favorito. De resto, a sua obra foi marcada pelas profundas ligações afectivas à sua região natal, como a memória da sua infância.

«Gustavo é uma daquelas pessoas que não morre, pois deixa-nos um pouco de si próprio registados nas suas telas mostrando recantos de S. Pedro», refere Luís Queirós. Através duma simbólica exposição de algumas das suas obras, a aldeia expressa a sua gratidão a Gustavo Marques.

Sobre o autor

Leave a Reply