Arquivo

Holandês vence Grande Prémio de Portugal

Tom Dumoulin fez o melhor tempo do contra-relógio na Guarda, seguido do português Nelson Oliveira

O ciclista holandês Tom Dumoulin venceu, no domingo, o 4º Grande Prémio de Portugal após ganhar o contra-relógio final de 17,5 quilómetros, com partida e chegada na Guarda.

A terceira e última etapa da prova, também denominada Troféu Cidade da Guarda, numa organização da União Ciclista Internacional (UCI), revelou-se decisiva para apurar o vencedor, sendo que o grande favorito – e camisola amarela até então –, o russo Arkimedes Arguelves, defraudou as expectativas ao obter apenas o 12º tempo da tirada disputada na VICEG. Outro protagonista do dia foi o português Nelson Oliveira, segundo classificado no contra-relógio, a quatro segundos de Dumoulin, o que lhe garantiu o segundo lugar da geral. «O mais difícil foi o vento, pois vinha de frente quando virámos para a meta», disse o corredor, que admitiu que «esperava fazer melhor» nesta prova. «O objectivo era o primeiro lugar, mas o segundo também é bom», referiu Nelson Oliveira. No final da competição, o técnico da selecção nacional, José Poeira, também afirmou que, «apesar do resultado ser bom, soube a pouco». O terceiro classificado da geral foi o croata Gregory Brenes, a 18 segundos do vencedor, que correu pela selecção da UCI.

A prova que deu início à Taça das Nações de sub-23, da UCI, contou com a participação de 15 equipas. Além de duas selecções de Portugal, participam também formações nacionais da Rússia, Suíça, Espanha, África do Sul, Luxemburgo, Alemanha, Holanda, Colômbia, França, Cazaquistão, Estados Unidos da América, Dinamarca e uma selecção da UCI. Na sexta-feira, o pelotão ligou a Guarda ao Sabugal, numa extensão de mais de 123 quilómetros, tendo ganho o russo Arkimedes Argueles. Já o francês Arnaud Courteille venceu, no sábado, a segunda etapa entre a sede do distrito e Trancoso, com mais de 116 quilómetros.

Vencedor da camisola amarela só foi conhecido no domingo

Holandês vence Grande Prémio de Portugal

Sobre o autor

Leave a Reply