Arquivo

Haxixe apreendido dava para 275 mil doses individuais

Vilar Formoso

A GNR e a Guardia Civil apreenderam na semana passada perto de 55 quilos de haxixe na zona de Vilar Formoso, no decorrer de um controlo móvel que aquelas duas forças policiais realizam regularmente dos dois lados da fronteira.

Trata-se da «maior quantidade de droga apreendida no distrito da Guarda e uma das mais significativas na fronteira», sublinhou o tenente-coronel Cunha Rasteiro numa conferência de imprensa realizada na passada sexta-feira. A droga, num total de 54,9 quilos, foi descoberta na tarde de dia 24 num automóvel em território português, onde seguiam dois homens, de 47 e 67 anos, com destino a Espanha. «É quantidade suficiente para 275 mil doses individuais, num valor comercial estimado de cerca de 500 mil euros», acrescentou o oficial do Comando Territorial da GNR da Guarda. O responsável pela secção de operações, formação e investigação criminal acrescentou que a droga estava «dissimulada em sacos de plástico», desconhecendo-se a sua proveniência e destino. Por sua vez, Luís Cordero Asensio, comandante-chefe de operações da Guardia Civil de Salamanca, adiantou aos jornalistas que o haxixe apreendido poderia ter como destino o norte de Espanha e que era «proveniente do sul do país», tendo ressalvado que a investigação está em curso.

Os dois suspeitos, de nacionalidade marroquina, mas com residência em Espanha, foram presentes ao juiz do Tribunal de Almeida, que determinou a sua prisão preventiva. Ambos têm antecedentes criminais por tráfico de droga no país vizinho. Desde 1994 que a GNR e a Guardia Civil efetuam controlos móveis conjuntos, de cidadãos, mercadorias e veículos, até 50 quilómetros dos dois lados da fronteira.

Droga foi descoberta num automóvel que circulava na zona raiana portuguesa

Sobre o autor

Leave a Reply