António Soares é a primeira vítima portuguesa do ataque terrorista em Nice. Ficou ferido com «alguma gravidade», mas não corre perigo de vida. Vai ser operado esta tarde num hospital daquela cidade do sul de França.
A informação foi revelada ao “Expresso” por fonte oficial da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas. O português estava com a mulher, que escapou ilesa ao ataque, nos festejos na Promenade des Anglais (a marginal de Nice) no dia da Tomada da Bastilha.
Segundo a mesma fonte oficial, António Soares encontra-se internado num hospital da cidade francesa, juntamente com outras vítimas do ataque: «Ficou ferido com alguma gravidade mas não corre perigo de vida. Será operado esta tarde a uma perna».
Entretanto, o autor do atentado foi identificado como Mohamed Lahouaiej Bouhlel, um francês de origem tunisina de 31 anos, segundo avança a agência France Presse.
A identificação do homem foi efetuada com recurso aos documentos e um telemóvel que as autoridades encontraram na viatura. Alguns media franceses estão a avançar que o condutor vivia em Nice, era casado e tinha três filhos. Há também indicações de que terá alugado o camião numa cidade próxima. Bouhlel estava referenciado pela polícia pela prática de delitos menores, mas não havia quaisquer indicações de ligação ao extremismo islâmico.