O Grupo de Xadrez da Guarda está na corrida pelo único troféu em falta no seu currículo e disputa este sábado, na sua sede das piscinas municipais, um lugar nos quartos-de-final da Taça de Portugal. Os guardenses recebem o Marinhense (Leiria) e têm uma boa oportunidade de passar à fase seguinte de uma competição que já perdeu um dos favoritos (Boavista), mas continua com sérios e difíceis candidatos (Caneças, Barreirense e Academia de Gaia).
O Sport Operário Marinhense, da Marinha Grande, é considerada uma das melhores equipas da II Divisão Nacional e tem um quarteto competitivo bastante forte. Características que poderão complicar a vida ao GXG, tanto mais que ainda não está garantida a participação nesta jornada de Kevin Spraggett e Vítor Sil, dois elementos fundamentais. O GMI canadiano, primeiro tabuleiro da equipa, está actualmente a disputar um torneio internacional no seu país natal em memória de Yanovsky, o primeiro mestre internacional daquele país, desconhecendo-se se vai regressar a tempo de jogar com o Marinhense. Também Vítor Sil, que já não participou na eliminatória anterior por motivos profissionais, poderá voltar a não estar disponível a 6 de Setembro. Uma perspectiva que pode complicar o apuramento dos guardenses para os quartos de final. De resto, esta situação já não é nova, uma vez que o GXG assegurou a sua presença nos oitavos de final com apenas três xadrezistas (as equipas são constituídas por quatro elementos). Spraggett, António Ferreira e Manuel Martins venceram tangencialmente o Kabab de Santarém (2-1). A equipa guardense entrou a perder por 0-1, com derrota por falta de comparência no terceiro tabuleiro, mas o GMI Spraggett e o MF Ferreira venceram as suas partidas e repuseram a normalidade competitiva do encontro. O empate de Manuel Martins ajudou a ultrapassar este obstáculo escalabitano e assegurou a passagem à eliminatória seguinte. Contudo, tudo é mais difícil nesta fase da competição. Recorde-se que este é o único troféu nacional em falta na galeria do GXG, finalista da taça nos últimos três anos.
Os outros sete encontros marcados pelo sorteio são: NX Faro-A. do Museu Alberto Sampaio; Ginásio de Odivelas (Lisboa)-Estarreja (Aveiro); Ateneu Comercial do Porto-Caneças (Lisboa); Peões de Alverca (Lisboa)-Mirandela (Bragança), Feijó (Almada)-Barreirense e Ginásio de Odivelas “B”-Clube de Tiro dos Açores. O encontro mais importante desta eliminatória disputa-se em Coimbra entre Académica e a Academia de Xadrez de Gaia. Os quartos de final têm lugar no fim-de-semana seguinte.