Arquivo

GX Guarda eliminado em Odivelas

Taça continua madrasta para os xadrezistas guardenses, Spraggett foi segundo no Canadá

O Ginásio de Odivelas derrotou sábado o Grupo de Xadrez da Guarda, bi-campeão nacional, e apurou-se para as meias finais da Taça de Portugal. O troféu vai continuar em falta por mais um ano no GXG – é a única competição que os guardenses nunca ganharam, que alinhou nesta eliminatória com uma equipa de recurso composta por António Ferreira, Rui Encarnação, Manuel Martins e Artur Silva, todos a jogar num lugar acima do habitual no quadro da equipa. A ausência do primeiro tabuleiro Kevin Spraggett, segundo no Memorial Abe Yanofsky (Canadá), foi decisiva neste afastamento concluído com os parciais mínimos de 2,5-1,5.

O encontro durou cerca de quatro horas e ficou marcado pelo empate do MF António Ferreira no primeiro tabuleiro com António Pereira dos Santos e as derrotas do campeão distrital da Guarda, Rui Encarnação, com a MF Catarina Leite, campeã nacional feminina há quatro anos consecutivos, e de Manuel Martins diante de Pedro Durão. Já o vice-campeão distrital, Artur Silva, cometeu uma proeza ao ganhar no quarto tabuleiro a António Peixoto. O GX Guarda foi finalista da taça nas três últimas edições, mas desta vez ficou-se pelos quartos de final. O Odivelas junta-se assim à Academia de Gaia, detentora do título, e Caneças, faltando apurar o vencedor do jogo Barreirense-NX Faro, adiado por mútuo acordo. Mais positiva foi a participação do GMI Spraggett no Memorial Abe Yanofsky, a convite da Federação Canadiana de Xadrez. A competição juntou 35 xadrezistas convidados e foi ganha pelo GMI americano Arthur Bisguier. O primeiro tabuleiro do GX Guarda, cotado com um ELO canadiano de 2629, ganhou os três primeiros jogos e terminou a prova invicto com três empates cedidos nos três últimos jogos contra John Fedorowicz (3º), Dimitry Tyonkin (5º) e Helfi Olaffson (4º).

A nível interno, irão realizar-se nos próximos fins de semanas os Nacionais de Semi-Rápidas, com jogos de 30 minutos por cada xadrezista. A 27 de Setembro tem lugar o Open da Covilhã, por ocasião do 51º aniversário do CCD do Rodrigo.

Sobre o autor

Leave a Reply