Arquivo

Guarda volta a ser “Cidade Natal” e aposta na passagem de ano

Atividades programadas para a quadra natalícia e para o final do ano estão orçadas em cerca de 400 mil euros, valor considerado excessivo pela oposição na Câmara

Depois de inovar no ano passado com o evento “Guarda: A Cidade Natal”, que está de regresso nesta quadra, a autarquia da cidade mais alta volta a surpreender com a realização de uma passagem de Ano ao ar livre cujos cabeças de cartaz são os The Gift e a DJ Poppy.

A programação das duas atividades foi divulgada na segunda-feira numa conferência de imprensa em que Álvaro Amaro justificou esta opção dizendo que «há um espaço que queremos preencher» numa altura em que a região da Serra da Estrela é procurada por milhares de turistas para o final do ano. «Não tenho dúvidas que teremos muito mais visitantes. Mas vamos divulgar estes eventos por todo o país, sobretudo na 2ª Circular, em Lisboa, e também no Porto, onde estão os grandes mercados turísticos do país», afirmou o presidente do município, para quem a Guarda tem que «fazer das suas adversidades, como o frio ou a neve, forças e assim marcar a diferença». De resto, o edil recordou que a primeira “Guarda: A Cidade Natal” teve um resultado «muito positivo», pelo que a Câmara decidiu «investir muito nesta marca porque estamos a falar de economia, de turismo, e espero que o comércio beneficie disto», acrescentou.

Da programação natalícia, entre 27 de novembro e 6 de janeiro, consta a “Cidade Natal”, que será instalada na Praça Velha e inclui, entre outros atrativos, uma pista de gelo coberta, a casa do Pai Natal, a árvore de Natal e o bosque encantado. Esta atividade inclui ainda a iluminação natalícia, que será ligada a 27 de novembro, Dia da Cidade, um concurso de montras, um jardim do gelo, um espaço destinado à dinamização de projetos sociais, um mercado para venda de produtos da região, o tradicional madeiro de Natal e as Janeiras, entre outras iniciativas. A autarquia vai também promover um lanche solidário (22 de dezembro) e entregará 300 cabazes de Natal a famílias carenciadas do concelho. Para a noite da passagem de ano o município preparou uma mega festa na Praça Velha, onde, a partir das 22 horas, vão atuar os The Gift, o projeto Funk You e a DJ Poppy. Nesta despedida de 2015 não faltará também o incontornável espetáculo piromusical e «champanhe à borla para toda a gente» – oferecido por uma marca de espumante e pelo centro comercial La Vie –, anunciou Álvaro Amaro.

«É a nossa prenda para os guardenses e para a economia local. A Guarda merece porque tem percebido o esforço que a Câmara tem feito nestes dois anos e que conseguiu performances financeiras notáveis», considerou o autarca. A realização das atividades “Guarda: A Cidade Natal” e da passagem de ano estão orçadas em cerca de 400 mil euros, para os quais o município vai procurar financiamento comunitário e estabelecer parcerias locais. O assunto foi aprovado por maioria na reunião do executivo desse dia, com a abstenção dos dois vereadores do PS – que votaram favoravelmente a contratação da iluminação natalícia, orçada em cerca de 21 mil euros. A oposição voltou a criticar as várias contratações externas que estas atividades vão implicar e Joaquim Carreira considerou mesmo que «uma autarquia em processo de saneamento financeiro não pode equiparar-se na organização deste tipo de eventos a outras câmaras com melhor saúde financeira», tendo classificado esta despesa como sendo «uma brutalidade de gastos». Na resposta, Álvaro Amaro declarou que «não se trata de despesa, mas de investimento, e em economia há uma grande diferença entre gastar dinheiro e investir».

Luis Martins The Gift, fogo de artifício e champanhe «à borla» são os trunfos para encher a Praça Velha na despedida de 2015

Sobre o autor

Leave a Reply