Arquivo

Guarda vai ter três novas farmácias

Estabelecimentos vão surgir nas Lameirinhas, Póvoa do Mileu e junto à rotunda da “Ti Jaquina”

A cidade da Guarda vai ter três novas farmácias. Foi publicada em “Diário da República”, na passada sexta-feira, a lista dos candidatos admitidos e excluídos do concurso público para a instalação de dois novos estabelecimentos, iniciado em 2005.

De acordo com a referida listagem, foram admitidos 31 candidatos à exploração da farmácia que deverá nascer na Póvoa do Mileu e outros 17 concorreram à abertura de outro estabelecimento nas Lameirinhas. Para além destas, a Farmácia Tavares, dos Trinta, vai transferir as suas instalações e estabelecer-se na cidade, nas imediações da rotunda da Ti’Jaquina. Para as duas primeiras farmácias, vai agora decorrer o processo de selecção, que se baseiam nos critérios previstos na legislação antiga, uma vez que o concurso público foi aberto há mais de três anos. Assim, será tida em conta a área de residência dos candidatos, sendo que tem preferência quem tem residência habitual no concelho. Outros dos critérios primordiais refere-se ao tempo de exercício da actividade profissional de farmácia.

Com a chegada dos novos estabelecimentos, a zona urbana da Guarda passará a ter um total de 10 farmácias. Actualmente, são sete – Rêgo, Misericórdia, Central, Paes Fernandes, Teixeira, Sé e Moderna –, o que garante à cidade um dos índices de capitação mais baixos, de dois mil habitantes por farmácia. A abertura de novas farmácias é determinada pelo Infarmed de acordo com a capitação, que, segundo a legislação em vigor, é de cerca de quatro mil habitantes por estabelecimento. Na quinta-feira foram também publicados os resultados do concurso público para a abertura de uma farmácia na freguesia da Boidobra, na Covilhã.

Sobre o autor

Leave a Reply