Arquivo

Guarda Unida com futebol sénior na próxima época

Novo clube da cidade estreia-se com prova de perícia a 13 de Julho, no Largo do Mercado Municipal

É uma certeza. O Guarda Unida Sport Clube vai avançar com futebol sénior já na próxima época, que deverá ter início em Outubro. O novo clube da cidade tem até ao momento cerca de 200 sócios, quase metade são considerados fundadores, e os seus responsáveis asseguram que não vai viver apenas do “desporto rei”. Nesse sentido, a primeira actividade é uma prova de perícia agendada para 13 de Julho, no Largo do Mercado Municipal.

Com participação garantida na IIª Divisão Distrital da Guarda, o assunto jogadores e treinador ainda está «por resolver», mas «os atletas não faltam, há gente a oferecer-se todos os dias», adianta Alexandre Garcia. Um dos dinamizadores do projecto realça também que a inscrição de equipas jovens depende «da prospecção que vier a ser feita», enquanto o campo a utilizar pelo Guarda Unida ainda não está definido. «A situação é a mesma de outros clubes que não têm um recinto próprio, ou seja, tudo depende da disponibilidade e do agendamento que for feito», acrescenta. Quanto aos apoios da autarquia serão «os mesmos concedidos às restantes colectividades», de acordo com o número de equipas inscritas, sendo que, «em princípio», vão ser adquiridas algumas viaturas para o transporte de atletas. Definido já está o local da sede, que ficará no Largo do Mercado Municipal, junto à Casa do Benfica.

O Guarda Unida, «como o próprio nome indica, pretende unir várias coisas numa perspectiva mais ecléctica e não dividir», garante Alexandre Garcia. De resto, já está a marcar terreno e vai organizar o Torneio Internacional de Futebol Júnior, agendado para o Estádio Municipal em Agosto. Recorde-se que, anteriormente, a prova tinha sido promovido pelo NDS. Este ano, participam o Benfica, Sporting, Braga, NDS, Atlético de Madrid, 1º de Agosto (Angola) e Valladolid (Espanha). Depois deste torneio e da prova de perícia, a cargo da secção de desportos motorizados, o clube promove, em Setembro, um torneio de ténis, uma das modalidades activa já na próxima época. Desporto aventura, andebol e voleibol são outras actividades que poderão avançar. Nesse mês irá também realizar-se um espectáculo de variedades para «apresentar o clube à cidade e angariar fundos», refere Alexandre Garcia, adiantando que os promotores da novel colectividade estiveram «interessados em “pegar” na Associação Desportiva da Guarda, mas o passivo de 100 mil euros mudou tudo».

Ricardo Cordeiro

Sobre o autor

Leave a Reply