Arquivo

Guarda, republicana há cem anos

A GUARDA COMEMORA 100 ANOS DA REPÚBLICA

A Guarda não vai ficar indiferente à comemoração dos cem anos da República. Diversos eventos estão programados desde Abril deste ano até 5 de Outubro do próximo ano.

Durante este ano e meio só não vai ficar a saber mais sobre a República quem não quiser pois várias actividades estão agendadas como: exposições, tertúlias (conversas de café) e lançamento de dois números da revista “Praça Velha” dedicados ao tema.

Porém, as quatro principais actividades são o Espectáculo “Guarda: a República” – 26, 27 e 28 de Novembro de 2010 no TMG, Peça de Teatro “Carolina Beatriz Ângelo” – Março de 2011 também no TMG e uma exposição inteiramente dedicada a Carolina Beatriz Ângelo no Museu Municipal da Guarda até 31 de Outubro de 2010. Para finalizar as comemorações festivas deste centenário será publicado o livro “Guarda na 1ªRepública” no dia 5 de Outubro de 2011.

O primeiro espectáculo, intitulado Guarda: a República, celebra o centenário da República e também o 811º aniversário da Guarda. É um espectáculo com o envolvimento de centenas de participantes das colectividades e associações do concelho, encomendado pela Câmara Municipal da Guarda e produzido em parceria pelo TMG e pelo Trigo Limpo Teatro. Nesta edição, e a propósito do seu centenário, a República é o tema central do espectáculo, sendo que a acção se passa na cidade da Guarda, misturando episódios reais com outros imaginados.

O segundo espectáculo será sobre Carolina Beatriz Ângelo, médica nascida na Guarda, e que foi uma das figuras da República, pois foi a primeira mulher portuguesa a votar. O espectáculo será apresentado em Março de 2011. O texto será de Maria Antonieta Garcia, autora também do livro Carolina Beatriz Ângelo – Guarda(dora) da Liberdade (1878-1911), publicado pela Câmara Municipal da Guarda em 2009, e o espectáculo será depois apresentado em todo o Distrito da Guarda.

Quanto a Exposições, estão actualmente patentes no Paço da Cultura da Guarda até final de Novembro as Exposições “Viva a República Portugueza! – primeiras Páginas de jornais da Guarda” e “A República das Artes” com obras feitas pelos artistas da Guarda. No Museu continuará até finais de Outubro a Exposição sobre Carolina Beatriz Ângelo. Vale a pena visitar.

Não fiques indiferente, vive a República!!

José António Rodrigues (8º C)

Guarda, republicana há cem anos

Sobre o autor

Leave a Reply