Arquivo

Guarda recebe “play-off” para Mundial de andebol “sub 21”

Selecção nacional disputa qualificação com as congéneres da Bélgica, Geórgia e Turquia

O fim-de-semana da Páscoa será dedicado ao andebol na Guarda. A cidade mais alta foi escolhida pela federação portuguesa para acolher o “play-off” de apuramento para o Campeonato do Mundo do Egipto, na categoria de “sub 21”, juniores “A” masculinos.

De 10 a 12 de Abril, Portugal defrontará as selecções da Bélgica, Geórgia e Turquia, sendo que só o primeiro classificado será apurado para o Mundial. Na semana anterior, a selecção nacional estagia na Guarda para preparar os três jogos de apuramento. O presidente da Federação de Andebol Portuguesa (FAP) sublinhou que a cidade vai ser palco de «um grande evento desportivo», naquela que é a «segunda competição mais importante da Federação Internacional de Andebol». Henrique Torrinha não duvida que a selecção portuguesa vai garantir a qualificação para o Mundial, salientando o «fim de um ciclo» para atletas que são «jovens com futuro» na modalidade.

Já a escolha da Guarda foi justificada com a «tranquilidade» que oferece para Portugal alcançar a qualificação. Para Vítor Santos, esta iniciativa insere-se nas directrizes da autarquia para desporto, que são «desenvolver todas as modalidades e não só o futebol». O vereador na Câmara da Guarda espera «muita gente» na cidade para assistir à competição, «o que vai gerar receitas para a restauração e hotelaria». E manifestou ainda vontade de que este torneio possa ser «o pontapé de saída para que surjam clubes de andebol na Guarda». Quanto a Joaquim Escada, coordenador do projecto de desenvolvimento regional, apelou aos guardenses para «encherem» o pavilhão de S. Miguel.

Sobre o autor

Leave a Reply