Arquivo

Guarda mobiliza mais meios contra os nevões

Dispositivo municipal envolve 191 operacionais e 85 veículos para que a cidade mais alta do país não fique bloqueada cada vez que neve

A Guarda tem este ano mais meios materiais e humanos para responder às situações relacionadas com a queda de neve na cidade.

O Plano Operacional Municipal para Episódios de Neve no Concelho da Guarda foi apresentado no passado dia 29 de dezembro e regista um aumento significativo em relação ao inverno passado, envolvendo 191 elementos operacionais (no anterior eram 143) e 85 veículos (49 em 2015) de diversas instituições e entidades locais. Na cerimónia, o presidente do município considerou que o reforço «significativo» de meios «dá substância a essa ideia que vimos trabalhando: nós não queremos a Guarda uma cidade bloqueada, queremos demonstrar que somos uma cidade preparada». Álvaro Amaro

assegurou que a cidade mais alta do país está preparada para «minimizar» os efeitos da neve «para bem das populações e para bem da economia local». O autarca indicou ainda que o plano, liderado pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, articulará todos os meios e entidades envolvidos.

«Mal se ative o plano, todas as instituições devem ter conhecimento para que elas próprias também reajam à ativação desse plano. Porque, na verdade, o que se trata aqui é de tornarmos bem oleados os circuitos de comunicação», declarou o edil, explicando que, em dias de neve, a principal prioridade será garantir o acesso rodoviário entre as duas autoestradas da região (A23 e A25) e o Hospital Sousa Martins, através da VICEG – Via de Cintura Externa da Guarda. O dispositivo inclui a Câmara da Guarda, o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS), a Infraestruturas de Portugal, os Bombeiros Voluntários de Guarda, Gonçalo e Famalicão da Serra, a PSP, a GNR, a Unidade Local de Saúde, as concessionárias das autoestradas e várias Juntas de Freguesias, entre outras entidades.

Sobre o autor

Leave a Reply