Arquivo

Guarda luta por chegar à fase final da Taça das Regiões

Seleção distrital vai disputar fase zonal com as suas congéneres de Coimbra, Leiria e Viseu

A seleção distrital de seniores da Associação de Futebol da Guarda (AFG) disputa este fim-de-semana no distrito de Viseu a fase zonal da Taça das Regiões. Para passar à fase final, a formação que será orientada por Artur Lobão, diretor técnico regional, terá que terminar no primeiro lugar de um grupo que inclui as seleções de Coimbra, Leiria e Viseu. O vencedor da competição nacional será o representante português na Taça das regiões da UEFA 2014/15.

A Taça das Regiões destina-se a jogadores que disputem os campeonatos distritais e que nunca tenham sido profissionais. De resto, também há restrições a nível de idades, pois só podem ser convocados atletas nascidos entre 1984 e 1994, para além de três jogadores que tenham nascido entre 1980 e 1984. O responsável técnico da AFG acredita que o grupo de 18 atletas que terá à sua disposição lhe oferece «garantias» de uma «boa representação» na fase zonal, isto apesar da Guarda ir defrontar «seleções complicadas com campeonatos competitivos e um maior leque de escolha». Artur Lobão mostra-se confiante e assegura que a Guarda «vai tentar passar esta fase zonal e depois tentar ficar em primeiro também na fase final». Critérios que «condicionaram» a escolha dos atletas, mas o jovem técnico frisa que as regras são «iguais para todos e temos que as aceitar». Inicialmente, a Federação Portuguesa de Futebol deu a indicação de que poderiam ser convocados atletas do Nacional de Seniores e Artur Lobão não esconde que gostaria de contar com alguns jogadores da Associação Desportiva de Manteigas, mas posteriormente a UEFA esclareceu que tal não seria possível. Os jogos vão ser disputados no distrito de Viseu, nos estádios de São Pedro do Sul, Oliveira de Frades e Vouzela. A seleção distrital disputa dois jogos no sábado. De manhã defronta Coimbra e à tarde com Viseu. Já no domingo, joga contra Leiria. Em virtude de apenas 16 distritos estarem representados, a fase final, agendada para o início do próximo ano em Lisboa, vai ser disputada pelos vencedores das quatro fases zonais.

A convocatória final só é conhecida hoje. Para o oitavo treino de conjunto, realizado na última segunda-feira em Trancoso, foram chamados Quim Teixeira, Hugo Andrade, Pedro Correia, Paulo Torrão, Octávio e Copas (todos do Gouveia), Valter, Patoilo e Batatinha (do Sporting da Mêda), Cláudio Buffon e Filipe Pereira (ambos do Vilanovenses), Tiago Dias e Jorgito (ambos do Soito), Celso (Aguiar da Beira), Milhano (Figueirense), Hugo Geraldes (Sporting do Sabugal), Hugo Proença (Vilar Formoso), Tiago Damasceno (Pinhelenses), Rui Santos (Vila Cortês do Mondego) e Ste (Trancoso). Líder incontestado da Iª Divisão Distrital, o Gouveia é o clube com mais jogadores convocados, mas Artur Lobão salienta que os atletas que irão competir na fase zonal são «as nossas escolhas para representar todos os jogadores e todas as equipas dos dois campeonatos distritais de seniores».

Ricardo Cordeiro O Desportivo de Gouveia é o clube que mais jogadores fornece à seleção distrital

Sobre o autor

Leave a Reply