Arquivo

Guarda gasta 67 mil euros com iluminação de Natal

Escola Profissional e Agência para a Promoção da Guarda são responsáveis pela animação do centro da cidade nas próximas semanas

Com o aproximar do dia 25, algumas das principais cidades da região já deram as boas-vindas ao Natal com as tradicionais iluminações alusivas à época.

A Guarda deu o exemplo e iluminou-se para receber a quadra na última sexta-feira, dia que coincidiu com o aniversário da cidade. O investimento ronda os 67 mil euros, valor que representa um decréscimo relativamente ao ano passado. Em parceria com a autarquia, a Escola Profissional da Guarda e a Agência para a Promoção da Guarda (APGUR) estão encarregues da animação de Natal. «Para além de vários meios de divulgação, haverá animação de rua, através das figuras da quadra natalícia, que vão percorrer as artérias da cidade ao longo do dia, a começar no início deste mês», explica António Saraiva. O responsável da APGUR refere que «a ideia é tentar captar pessoas para o comércio tradicional e criar dinâmicas diferentes para que se consiga criar um ambiente mais cativante para que as pessoas venham ter ao centro urbano». Um comboio turístico percorrerá também todo o centro histórico.

As luzes de Natal só serão desligadas a 7 de Janeiro. No Fundão, as ruas iluminaram-se à passagem da meia-noite da última segunda-feira, num investimento de 50 mil euros, idêntico ao do ano passado. Um dia depois foi o município de Seia que inaugurou a sua iluminação, que implica custos da ordem dos 30 mil euros, mantendo-se os mesmos números de 2008. Em Trancoso, a autarquia gastou mais do que no ano passado. O valor gasto com as luzes natalícias previstas para a cidade e para Vila Franca das Naves passou de 16 mil para 24 mil euros, «em virtude deste ano terem sido acrescentadas iluminações, desde o Parque Municipal às Portas d’El Rei», disse a O INTERIOR fonte autorizada da autarquia. As ruas destas duas localidades foram iluminadas no passado sábado. Em Gouveia, a ligação aconteceu na passada terça-feira, antecedida por animação com um concerto de Natal pelo Orfeão da Santa Casa da Misericórdia. Os custos rondaram os 12 mil euros, revelou a autarquia.

Guarda gasta 67 mil euros com iluminação de
        Natal

Sobre o autor

Leave a Reply