O Grupo de Xadrez da Guarda e o CX Seia tiveram boas prestações no Nacional de Semi-Rápidas, disputado no último fim-de-semana na Marinha Grande. Os guardenses obtiveram o quarto lugar enquanto os senenses, que se estrearam na prova, foram sétimos em 54 clubes participantes. O torneio foi ganho pelo Boavista, que renovou o título conquistado em 2003, com 31 pontos em 36 possíveis, seguido do Barreirense e a Academia de Xadrez de Gaia.
O CX Seia teve o azar de defrontar o Boavista na última jornada e perdeu por 3-1, pelo que a sua classificação teria sido melhor noutras circunstâncias. De resto, o clube somou cinco vitórias, duas das quais contra o Barreirense e Caneças, um empate e três derrotas, nomeadamente contra o GXG (1-3). Os senenses alinharam com o Mestre Internacional António Fróis, Carlos Carneiro, Edgar Pereira, Jorge Bastos e Carlos Gonçalves. Quanto ao GXG apresentou o GMI Kevin Spraggett, Fernando Ribeiro, MF António Ferreira, e João Costa. Por cá, uma delegação do GX Guarda realizou na semana passada uma sessão de dinamização e divulgação do xadrez em Pinhel. O sucesso foi tal que o GMI Kevin Spraggett, vencedor recente do difícil “Open” de Sevilha, teve que jogar duas sessões de simultâneas no café “O Veleiro” e na Escola Secundária de Pinhel, por iniciativa dos professores Paulo Brás e João Guerra, dinamizadores da modalidade naquela escola. Spraggett ganhou todos os jogos (cerca de 30), mas as duas simultâneas (modalidade de xadrez em que um jogador de categoria superior defronta ao mesmo tempo uma série de adversários) deixaram sólidas indicações do interesse dos pinhelenses em progredir na modalidade. O ponto alto da sessão n’ “O Veleiro” foi a simultânea que o MF António Ferreira fez de olhos vendados, sem ver os tabuleiros, contra quatro jogadores locais. Uma experiência realizada há 20 anos atrás que o xadrezista e presidente do GXG nunca mais tinha feito, mas que foi bem sucedida e coroou da melhor maneira esta jornada de xadrez na “cidade falcão”.
Em Viseu, Manuel Martins sagrou-se campeão distrital do Inatel, com 4,5 pontos, seguido de Artur Silva, que também participou na competição como individual, com 4 pontos. Ambos os jogadores representaram o GX Guarda nos últimos anos. Manuel Martins continua na colectividade mas Artur Silva, actual vice-campeão distrital da Guarda, transferiu-se para o Montemor-o-Velho. Entretanto, o CX Seia continua a reforçar-se para a nova época, com início agendado para meados de Fevereiro. Os senenses asseguraram esta semana a participação do MF Carlos Carneiro, que vai juntar-se a António Fróis, Vítor, Dora e Catarina Leal. O novo xadrezista jogou pelo GX Guarda nos últimos dois anos. Na Guarda, esta colectividade tem abertas as inscrições para o torneio de Jovens, até aos 16 anos, inclusive, a disputar sábado pelas 15 horas nas Piscinas Municipais. Os interessados podem inscrever-se pessoalmente na sede do clube, de segunda a sexta-feira, das 16 às 20 horas, pelo e-mail GXGuarda@mail.telepac.pt ou pelo telefone do clube 271223273.