Arquivo

Guarda e Manteigas sem carros por um dia

Várias actividades para incentivar habitantes a descobrirem outros meios de transporte ou de deslocação mais amigos do ambiente

A exemplo de outras cidades europeias, a Guarda vai aderir novamente ao Dia Europeu Sem Carros, que se celebra já amanhã sob o tema das “Alterações Climáticas”. As ruas Alves Roçadas, Marquês de Pombal, Camilo Castelo Branco e o Largo Frei Pedro vão estar fechadas ao tráfego entre as 9 e as 18 horas, para se transformarem nas artérias de uma “Cidade Ecológica”. E as ruas da Mudança, das Flores e do Ar Puro acolhem um conjunto de actividades originais destinadas a miúdos e graúdos.

Na primeira haverá oficinas experimentais, demonstração de brinquedos movidos a energia solar, medição da qualidade do ar e do ruído, para além da presença dos contadores de histórias. Para a segunda estão previstas bancas de flores autóctones e ornamentais, tal como os famosos aromas da Maúnça, enquanto na terceira rua funcionará uma “Escola de Trânsito”, dirigida às crianças do 1º e 2º ciclos, bem como passeios de burro e cavalo, percursos de carros a pedais, jogos tradicionais, paredes de escalada e aulas de aeróbica. “Na cidade, sem o meu carro” pretende vedar o centro urbano da Guarda aos automobilistas, mas também incentivar a utilização de meios de transporte sustentáveis e sensibilizar os cidadãos para o impacto ambiental causado pela sua escolha do modo de transporte. A grande novidade deste ano é a entrada em vigor do novo horário de cargas e descargas no centro histórico. A iniciativa é organizada pela autarquia e tem o apoio da Secundária Afonso Albuquerque, Clube de Montanhismo da Guarda, Associação de Jogos Tradicionais, ISACE e de várias floristas da cidade.

Na região o desafio também foi aceite pelo concelho de Manteigas. “Na Vila sem o meu carro!” é o tema escolhido, pela autaquia local, para incentivar os manteiguenses a aproveitar as diversas actividades programadas. Durante a manhã haverá acções de promoção de saúde e de avaliação dos sinais vitais para os idosos portadores do Cartão Municipal do Idoso. A partir das 14 horas decorrem as Olimpíadas do Ambiente, seguindo-se, à noite, uma exposição de trabalhos alusivos à Semana Europeia da Mobilidade, que termina hoje. Para terminar, está prevista uma gala com o Grupo Vozes e Guitarras do Fado, que interpretará fados tradicionais e fados de Coimbra. Inicialmente, também o concelho de Pinhel pretendia aderir à iniciativa. Porém, segundo a autarquia, devido às obras que estão a decorrer no centro histórico, «bem como ao descontentamento manifestado pelos comerciantes da Rua da República» em relação ao seu encerramento nesse dia, o município suspendeu a sua participação no Dia Europeu sem Carros.

Sobre o autor

Leave a Reply