Arquivo

Guarda dedica semana à floresta

Projeto de reflorestação “Vamos Pintar o Cinza de Verde” conta este ano com a plantação de mais 4.500 árvores autóctones

A Câmara da Guarda, através da Quinta da Maúnça, está a organizar até dia 25 a Semana da Floresta com várias atividades para os mais novos e os adultos. No âmbito desta iniciativa, que acontece pelo quinto ano consecutivo, tem lugar amanhã a oitava edição do projeto “Vamos Pintar o Cinza de Verde”, que tem como objetivo a reflorestação de áreas ardidas, nomeadamente na Quinta da Maúnça.

Este ano o banco Montepio Geral alia-se à autarquia, através da cedência de 2 mil pinheiros silvestres e 2.500 azinheiras. Com esta atividade, pretende-se dar «um contributo para a proteção do ambiente», explica a autarquia. Nesta edição, os jovens da CERCIG também irão participar. «O projeto surgiu da necessidade de recuperar as áreas ardidas do concelho após os incêndios do verão de 2003, altura em que arderam mais de 15 mil hectares, onde se inclui um terço da própria Quinta da Maúnça. No ano passado, através desta iniciativa plantaram-se 2.500 árvores e no total das edições mais de 120 mil. Recorde-se que 2011 é o Ano Internacional da Floresta, sendo que o ecossistema florestal é reconhecido pela comunidade científica internacional como a melhor forma de combate ao aquecimento global.

Assim, desde segunda-feira que a autarquia está a promover um leque diversificado de atividades que se destinam a promover a floresta autóctone e a reflorestação, além de veicular informação pertinente sobre esta matéria, nomeadamente materiais informativos da campanha “Protecção da Floresta contra Incêndios”. Por outro lado, é objetivo da organização sensibilizar o público em geral para a limpeza dos espaços florestais do concelho e o público escolar para a importância de conhecer, amar, respeitar e proteger a nossa floresta. Entre as atividades, destaque para a apresentação do livro “Ana Tereza e o Código Secreto”, uma edição da Câmara Guarda, nas bibliotecas Escolares do Agrupamento de S. Miguel. Amanhã decorre o “Vamos Pintar o Cinza de Verde” e no sábado há uma caminhada pela floresta, seguida de almoço e visita guiada aos viveiros florestais da Quinta da Maúnça.

Na segunda-feira, dia em que se comemora o Dia Mundial da Árvore, realiza-se um “peddy paper” com os alunos dos estabelecimentos de ensino no Parque Municipal (Percurso Gigantes Verdes II), com jogos diversos, demonstração de bombeiros e proteção civil. A semana termina com atividades de leitura subordinadas ao tema da floresta nas bibliotecas Escolares do Agrupamento da Área Urbana da Guarda.

Quinta da Maúnça celebra Ano Internacional da Floresta com várias atividades

Guarda dedica semana à floresta

Sobre o autor

Leave a Reply