Arquivo

Guarda com horizontes

Em menos de um ano de mandato de Joaquim Valente, os egitanienses já viram tornadas realidade algumas propostas assumidas sob palavra de honra, que este assumiu no seu manifesto autárquico, aquando da sua eleição a 9 de Outubro de 2005.

A dinamização da cidade e do concelho é importante em diferentes vertentes, tanto para os seus habitantes, como para os visitantes, tendo em conta que muitos se tornam visitantes ao ter conhecimento das actividades realizadas. Joaquim Valente sabe da importância destas premissas, a nível interior e exterior, e tem apostado, com sucesso, na realização de acções culturais, recreativas e desportivas, que dão mais vida à cidade e ao concelho. De facto, é deveras pertinente encher a Guarda de vida e de cor para os seus residentes; para mostrar e dar a conhecer; para atrair visitantes, que facilmente se encantarão com a beleza do nosso concelho e certamente passarão a mensagem e farão futuras visitas; para provar a empresários que as gentes da Guarda têm capacidade de organização e que vale a pena investir nesta região.

Prova de que a Guarda está viva são as diferentes actividades que se têm realizado, montra do espírito vivaz da Guarda! Só neste Verão os guardenses já usufruíram do “Mundialódromo”, durante o Mundial de Futebol, onde puderam ver jogos, realizar actividades paralelas e onde as escolas também realizaram jogos, num torneio bastante agradável, animado e animador. Os guardenses também viram regressar, não as Festas da cidade, mas sim as Festas na cidade. Porque as Festas não são só da cidade, são de todo um concelho, realizando-se na cidade. As Festas trouxeram cultura, animação, diversão, artesanato, convívio… visitantes também! No passado dia 13, todo o país viu a chegada da oitava etapa da bela Volta a Portugal em Bicicleta na Guarda, naquela que é a cidade mais alta do país e a segunda da Península Ibérica, sendo Ávila a mais alta. Sendo a cidade a maior altitude do país é obrigação figurar no mapa da Volta, por questões em que o ciclismo é beneficiado a nível de espectáculo. Ainda neste Verão, entre os dias 21 e 26, o Centro Histórico da Guarda conta com animação, que traz pessoas a este espaço nobre da cidade, em especial ao Passo do Biu, que não é, por norma, local de grande afluência. Entende-se assim a escolha do local, que será animado por alguns grupos do concelho. E há mais! Em Setembro terá início o “Acto Seguinte” – Festival de Teatro da Guarda. Espero que os egitanienses lhe concedam o valor que realmente tem, correspondendo com afluência e aplausos.

A Guarda recomeça a revelar-se, a mostrar tudo o que de bom tem, que é muito. Os velhos do Restelo, neste caso de São Miguel, de São Vicente ou da Sé, que substituam o tempo que passam a falar com pessimismo da Guarda por contributos, por intervenção verbal ou física e por palavras optimistas e com novos horizontes. E assim, em cooperação entre todos os agentes, a cidade, o concelho e as suas gentes ganharão muito mais.

Júlio Seabra, Guarda

Sobre o autor

Leave a Reply