Arquivo

Guarda acolhe primeira parte do Transblues

Concertos portugueses do Festival de Blues Béjar/Guarda decorrem no Jardim José de Lemos e no TMG

O norte-americano Eugene “Hideaway” Bridges dá, amanhã à noite, o pontapé de saída do Transblues na Guarda. O primeiro concerto do Festival de Blues Béjar/Guarda acontece no Jardim José de Lemos.

Trata-se de uma iniciativa do TMG e da Junta de Castela e Leão (Espanha), no âmbito do Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha/Portugal, da União Europeia, e com o apoio da Câmara da Guarda e do Ayuntamiento de Béjar. O festival vai decorrer nas duas cidades geminadas entre sexta e 1 de Agosto. O primeiro protagonista é o cantor, compositor e guitarrista Eugene “Hideaway” Bridges, um músico nómada em permanente digressão pelos diferentes festivais de blues. O seu disco “Jump the Joint” entrou directamente para o número quatro do US Livin Blues Charts e aí permaneceu na tabela durante meses. Por cá também vai estar, no sábado à noite, Bob Stroger and the European Band, considerado uma lenda viva dos blues de Chicago. A organização adianta que os seus projectos e discos são «parte da história dos blues», tenco tocado com Otis Rush, Sunnyland Sllim, Jimmy Rogers, Pinetop Perkins, Muddy Waters, entre outros.

Recentemente, Bob Stroger gravou com “Bily Boy” Arnold, Hubert Sumlin e Pinetop Perkins o seu último trabalho, intitulado “Bob is Back in Town”, onde canta e toca baixo. O festival prossegue domingo no Jardim José de Lemos com o camaronês Roland Tchakounte, autor de uma síntese perfeita entre as suas raízes africanas e os blues do Mississippi. O Transblues muda-se depois para o café-concerto do TMG, onde vai actuar o projecto português Minnemann Blues Band (dia 29), cujo líder, Wolfram Minneman, orientará uma oficina de blues durante a tarde na sala de ensaios do Teatro Municipal. No dia seguinte será a vez dos espanhóis Bluedays subirem ao palco do café-concerto. Todos os espectáculos na Guarda terão entrada livre. O festival arranca em Béjar por esses dias, com o projecto português Nobody’s Bizzness (dia 29) e Bob Stroger and the European Band (dia 30). Seguem-se The Mighthy 45’s e Angela Brown, The Mighty 45’s e Maceo Parker no dia 31 e Eugene ‘Hideaway’ Bridges, Sugar Blue e Wentus Blues Band + Eddie Kirkland + Barrence Whitfield a 1 de Agosto.

Eugene “Hideaway” Bridges actua amanhã à noite

Guarda acolhe primeira parte do Transblues

Sobre o autor

Leave a Reply