A Guarda recebe, este sábado, o Dia Diocesano da Juventude. O responsável pela organização, padre Jorge Castela, espera que o evento «marque os jovens da diocese, em particular, e os habitantes da cidade em geral» e «se tudo ocorrer como noutros anos, prevemos movimentar mais de mil jovens vindos de todos os pontos da diocese», sublinha.
As actividades realizam-se nalgumas ruas da cidade, mas em especial na Praça Velha. Alguns dos pontos altos são a Eucaristia, a “Via Lucis”, a partir da Alameda de Santo André, com início pelas 16h30, pelas ruas da cidade, e os concertos finais. Um pelo Coro (Gospel) “Cem Vozes”, com Guy Destine à frente, e outro de rock cristão, com o espanhol Gabi Sonner, ambos na Praça Luís de Camões. A cidade vai ainda ter animação de rua, exposições de congregações e movimentos juvenis, entre outras propostas. As actividades terão início às 9 horas, com o acolhimento dos jovens, seguindo-se, uma hora depois, uma missa solene na Sé Catedral, presidida pelo Bispo da Guarda, D. Manuel Felício. No Dia Diocesano da Juventude, o Departamento da Pastoral Juvenil da Guarda, que conta com a colaboração da autarquia, pretende congregar todos os grupos de jovens existentes, movimentos juvenis, agentes de pastoral e todos os jovens cristãos.
Deste modo, foi lançado o repto aos párocos para que se organizem com transportes para deslocar os jovens a este evento de comunhão. Pela cidade fora vão estar montadas tendas e barraquinhas com elementos identificativos de cada grupo ou movimento, sendo que em cada uma delas vai estar, pelo menos, um jogo para os jovens concretizarem. Os participantes serão convidados a fazer um percurso “pedi-papper” para visitar todos estes espaços, mas a meta principal que o DPJG quer atingir com estes desafios é o que se pode chamar de “Missão na Cidade”. Uma forma dos jovens, mas também os guardenses, poderem conhecer as diferentes possibilidades vocacionais existentes na diocese.