Arquivo

Grupo de autarcas quer Congresso antes das directas

Carlos Pinto, Júlio Sarmento e António Edmundo são alguns dos proponentes iniciais

Um grupo de nove autarcas do PSD pediu a realização de um Congresso do partido, com o objectivo de promover o debate interno antes das eleições directas para a liderança, disse o presidente da Câmara da Covilhã.

Segundo Carlos Pinto, que organizou o encontro, trata-se de um grupo que não quer discutir apoios a eventuais candidaturas à liderança do partido, mas está «preocupado com a necessidade de haver uma nova liderança e não estar a ser preparado o debate e a análise que a situação dos portugueses exige». No final da reunião, Carlos Pinto disse que os autarcas vão sugerir a Manuela Ferreira Leite «que o partido se reúna em Congresso Nacional, de preferência no mês de Janeiro», por considerarem necessário «canalizar toda a ebulição que existe e muita dela não está expressa por parte das bases». O edil covilhanense adiantou que «o movimento continuará dia 21», em Cantanhede, procurando obter a adesão de mais autarcas.

No Conselho Nacional do PSD, realizado a 23 de Outubro, foi decidido marcar eleições directas para a liderança do partido após o período do debate orçamental, que deverá ocorrer em Janeiro. Segundo os estatutos do partido, primeiro realizam-se as directas e só depois o Congresso, ao contrário do que pedem estes autarcas. Segundo Carlos Pinto, a reunião de sábado «não foi contra ninguém». «Não estamos a discutir candidatos, estamos a discutir ideias. É um exercício cívico de liberdade», sustentou. «Não temos pressa em substituir a actual líder. Temos pressa é em que o partido encontre um caminho estratégico organizado, para lá de 2011. Depois há-de discutir-se a liderança», referiu Carlos Pinto. Participaram na reunião os presidentes de Câmara da Covilhã, Mafra, Portalegre, Cantanhede, Arganil, Almeida, Trancoso, Figueira de Castelo Rodrigo e Penalva do Castelo.

Sobre o autor

Leave a Reply