Quando pedir uma Coca-Cola num café não se admire se lhe trouxerem uma lata com uma interpretação criativa das gravuras rupestres do Vale do Côa. É que este “ex-libris” do concelho duriense foi um dos três monumentos portugueses – classificados pela UNESCO como Património da Humanidade – escolhidos pela marca para a coleção “Património Revisitado”. Os outros dois são o Convento de Cristo, em Tomar, e o Palácio da Pena, em Sintra.
O presidente da Câmara de Foz Côa, que na semana passada esteve na cerimónia de apresentação da coleção em Azeitão, diz que é uma «grande satisfação» ver as gravuras rupestres associadas «a uma das marcas mais famosas do mundo». Gustavo Duarte sublinha tratar-se de um «veículo promocional bastante importante» e que esta ««é sempre mais uma forma de falar do concelho». Nesse sentido, o edil acredita que a divulgação de um dos Patrimónios Mundiais da UNESCO existentes no concelho nas latas de um dos refrigerantes mais conhecidos do mundo pode «ajudar a canalizar mais gente para visitar as gravuras, pois as latas podem sempre ser motivo de conversa numa esplanada ou num bar». O autarca reconhece ter ficado surpreendido quando foi contactado pela Coca-Cola para esta iniciativa porque «não tinha conhecimento do projeto», mas não estranhou a escolha porque as gravuras rupestres são «um património único no mundo».
Gustavo Duarte adianta que existe a possibilidade de haver uma promoção da marca de refrigerantes no Museu do Côa, garantindo que a Câmara não pagou «rigorosamente nada» à Coca-Cola para ver as gravuras nas suas latas. Fonte da multinacional adiantou a O INTERIOR que «há muito património histórico classificado pela UNESCO em Portugal» e que a escolha das gravuras rupestres do Vale do Côa insere-se numa lógica de «abrangência espacial e temporal do território português». Daí a marca ter optado por monumentos representativos das zonas Norte, Centro e Sul, bem como de diferentes épocas. A coleção agora lançada vai estar no mercado «entre seis meses a um ano», sendo que, após esse período, a ideia é dar «outra “roupagem”» às latas com outros monumentos. Com esta iniciativa, a Coca-Cola pretende prestar homenagem a Portugal e à sua cultura. As novas latas são mais estreitas e «elegantes», retratando de «forma livre, evocativa e divertida, alguns dos monumentos icónicos da cultura portuguesa, que conquistaram distinção internacional».
As novas latas, que apresentam uma imagem totalmente renovada, já começaram a ser comercializadas exclusivamente no mercado de Horeca (hotéis, restaurantes, bares, cafés e similares). «Elogiar a cultura e a história de Portugal» e promover o que há de «mais belo» no nosso país é o objetivo desta campanha. Na cerimónia de lançamento das novas latas, o diretor comercial da Refrige/Coca-Cola recordou que a «embalagem de Coca-Cola tem um alcance enorme como veículo de informação». Carlos Lopes Cruz acrescentou que «entendemos que, face ao momento que Portugal atravessa, é necessário injetar um pouco de otimismo nos portugueses numa altura em que tudo é posto em causa».
Ricardo Cordeiro