Arquivo

Governo vai entregar 25 Pousadas da Juventude a privados

Federação Portuguesa de Desportos de Inverno quer gestão da unidade da Serra da Estrela, enquanto pousada na Guarda poderá acolher a PSP

O Governo tenciona entregar a privados a gestão de 25 Pousadas da Juventude, anunciou no sábado o secretário de Estado da Juventude e do Desporto. Na Serra da Estrela, onde participou na tomada de posse da Federação Portuguesa dos Desportos de Inverno (FPDI), Emídio Guerreiro não adiantou se a unidade da Guarda fará parte desse lote ou se vai servir para acolher o comando e a esquadra da PSP.

À margem da cerimónia, o governante adiantou que estas Pousadas da Juventude vão ser postas a concurso até junho, sendo que até março abrem as candidaturas relativas a dez unidades e até junho mais 15, perfazendo mais de metade da rede de Pousadas de Portugal, que conta atualmente 40. «Esta solução retira o Estado enquanto gestor hoteleiro, que não tem de ser, e mantém o conceito de rede», afirmou Emídio Guerreiro, segundo o qual a Pousada da Juventude da Serra da Estrela será uma das unidades a concurso na primeira fase. A FPDI, presidida por Pedro Farromba, já manifestou interesse na sua gestão com o envolvimento de unidades hoteleiras locais e de protocolos com organizações desportivas. «O nosso projeto é abrangente, pois queremos transformar a Pousada na sede dos desportos de montanha em Portugal e ter ali a funcionar um centro de BTT, “trekking” e de recuperação de atletas em altitude», declarou o dirigente.

Aos jornalistas, Emídio Guerreiro acrescentou que muitas das Pousadas da Juventude estão «hoje sujeitas a uma concorrência feroz, o que faz com que cada vez mais seja difícil posicioná-las no mercado». Além disso, «há uma “herança” de 17 milhões de euros de dívida e algumas precisam de requalificação para serem mais atrativas e terem mais condições». Na Guarda, a autarquia tem estado em negociações com o Ministério da Administração Interna para transferir a esquadra e o comando da PSP para o edifício do antigo Instituto Português da Juventude (IPJ), que também integra a Pousada, na Avenida Alexandre Herculano, junto ao parque municipal e à Secundária Afonso de Albuquerque. Trata-se da mais recente alternativa para dar condições de trabalho condignas aos polícias da cidade.

Sobre o autor

Leave a Reply