Arquivo

Governo suspende PDM na área abrangida pela barragem de Girabolhos

Para «salvaguardar a execução deste projeto de interesse nacional» e que faz parte do Programa de Barragens de Elevado Potencial Hidroelétrico

O Conselho de Ministros aprovou, na semana passada, a suspensão parcial dos Planos Diretores Municipais (PDM) nos concelhos abrangidos pelo aproveitamento hidroelétrico de Girabolhos, previsto no Plano Nacional de Barragens, de modo a «salvaguardar a execução deste projeto de interesse nacional».

Em comunicado, o Governo afirma que além de suspender parcialmente os PDM de Mangualde, Seia e Gouveia, estes concelhos, bem como Nelas, vão ser abrangidos por «medidas preventivas destinadas a salvaguardar a execução deste projeto de reconhecido interesse nacional». O Conselho de Ministros considerou que «é necessário que a construção deste aproveitamento de Girabolhos esteja enquadrada nos instrumentos de gestão territorial em vigor para o território abrangido pelo mesmo», já que existe «a decisão de construção do aproveitamento hidroelétrico de Girabolhos, integrado no Programa Nacional de Barragens de Elevado Potencial Hidroelétrico, que assegura um melhor aproveitamento do potencial hídrico nacional». O empreendimento da Endesa representa o maior investimento alguma vez realizado no concelho de Seia, cerca de 357 milhões de euros, e a criação de 6 mil postos de trabalho durante a fase de construção, mil dos quais diretos. O projeto vai desenvolver-se num vale cavado do Mondego e prevê duas centrais hidroelétricas situadas em série.

Sobre o autor

Leave a Reply