Arquivo

Governo do Chipre isenta depósitos inferiores a 20 mil euros

A polémica taxa sobre os depósitos bancários deixará de fora os montantes inferiores a 20 mil euros.

A proposta que o Governo do Chipre submeterá hoje à consideração dos deputados isenta os depósitos bancários inferiores a 20 mil euros da polémica taxa sugerida pelo Eurogrupo no âmbito do processo de resgate ao país.

Segundo a agência Reuters, que teve acesso ao documento, os depósitos até 20 mil euros não serão taxados, sendo aplicada uma taxa de 6,75% para os depósitos entre os 20 mil e os 100 mil euros, e 9,9%, para os depósitos acima dos 100 mil euros.

Na reunião do Eurogrupo da passada sexta-feira, dia 15, ficaram estabelecidos apenas dois escalões: 6,75% para depósitos inferiores a 100 mil euros e 9,9% para os superiores a esse montante.

Ontem, confrontados com o alarme causado por este imposto, os ministros das finanças, reunidos por teleconferência, sugeriam ao Chipre aplicar uma taxa zero aos depósitos inferiores a 100 mil euros e aumentar para 15,6% a taxa a aplicar a todos os outros depósitos.

Receando a fuga dos grandes depositantes, sobretudo clientes russos, Nicosia recusou a proposta do Eurogrupo.

Resta saber se os novos escalões garantem os 5,8 mil milhões de euros que o Chipre deveria ser capaz de recolher para poder ver aprovado o resgate no valor de dez mil milhões de euros.

Sobre o autor

Leave a Reply