O Governo português tomará a decisão sobre a rede de alta velocidade em setembro, que procurará articular com as autoridades espanholas, afirmou hoje o ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira.”Em relação ao comboio de alta velocidade, comuniquei ao senhor ministro que a intenção é chegar internamente a uma decisão em setembro, articulando essa decisão com as autoridades espanholas”, afirmou.
O governante português falava depois de um encontro que manteve em Madrid com o ministro do Fomento, José Blanco, durante o qual se analisou a decisão portuguesa sobre o TGV, no âmbito da ligação ferroviária entre Lisboa e Madrid e entre Porto e Vigo.Santos Pereira prestou apenas uma declaração, sem direito a perguntas, tendo José Blanco permanecido depois da sala de imprensa para responder aos jornalistas.
Questionado pela Lusa sobre o eventual impacto que uma decisão definitiva de suspensão do TVG por Portugal tenha nas contas do projeto do lado espanhol — dado o envolvimento de fundos europeus — Blanco escusou-se a antecipar posições.
“Estão a analisar o projeto. Em nenhum caso disseram que suspenderiam o projeto, adiam até tomar uma decisão definitiva, que se conhecerá no mês de setembro. Não façamos hipóteses sobre uma decisão que não conhecemos”, afirmou.