Arquivo

Gouveia novamente na rota do “snowboard” mundial

“Cidade-jardim” recebe, a 1 e 2 Julho, uma etapa da Taça do Mundo e a final do Nacional

Pela quarta vez consecutiva, Gouveia volta a receber uma etapa da Taça do Mundo de “snowboard” e, em simultâneo, a final do Campeonato Nacional da modalidade. As provas foram apresentadas na última semana na Guarda. Nos dias 1 e 2 de Julho, a “cidade-jardim” é novamente o palco de mais uma edição do Gouveia Sapo Big Air, uma eliminatória muito disputada da Taça do Mundo de Snowboard in City que traz à Serra da Estrela alguns dos melhores atletas mundiais da modalidade para um fim-de-semana que promete muita neve apesar das altas temperaturas do Verão.

Para além da presença dos craques internacionais, decorre, em simultâneo, a final do Nacional, prova que reúne os 15 melhores snowboarders portugueses: Diogo Patrocínio, Hugo Lemos, Paulo Gomes, Bruno Silva, Diogo Sena, Francisco Pereira, Alexandre Carrasco, Tiago Mendes, Bruno Morais, Luís Ascensão, Rubem Cassiano, Bruno Domingues, Ricardo Pina, Márcio Barros, Bruno Coutinho e João Amaral. Os quatro primeiros classificados ficam automaticamente apurados para a eliminatória da Taça do Mundo, que se realiza depois. Tendo como cenário a privilegiada paisagem do Centro Hípico local, o Gouveia Sapo Big Air realiza-se numa rampa com 80 metros de comprimento, 22 de altura e 20 de largura, coberta por 240 toneladas de neve fabricada por 17 cisternas a partir de nitrogénio e água. Para Álvaro Amaro, autarca gouveense, «o sucesso das edições anteriores, tanto em termos de espectáculo, como da afluência de público, faz desta prova um evento obrigatório». De resto, «sendo Gouveia uma cidade já reconhecida pelos praticantes dos desportos de neve, vamos continuar a trabalhar para reforçar a sua notoriedade e as suas condições, para que se possa afirmar como a capital portuguesa dos desportos de neve e de aventura», reforça. Para alargar a animação a toda a população, a Câmara, que organiza e promove este evento – produzido pela Realizar S.A. e apoiado pela Professional Snowboard Association -, preparou igualmente um conjunto de actividades e animações dedicadas a quem quiser experimentar a emoção dos desportos radicais.

No primeiro dia, a Fun Zone começará a funcionar pelas 15 horas, com equipamentos para escalada artificial, rappel, tiro com arco e besta, aerotrim, bungee trampolim, slide fixo, rede de escalada, touro mecânico, “bungee run” e slide com grua, sem esquecer os insufláveis para os mais pequenos. À noite abrirá a Bigair Discoteca. No dia 2, as actividades radicais reabrem à mesma hora, prolongando-se até às 20 horas, altura do arranque da final do Nacional. Duas horas depois começará a Taça do Mundo. As competições serão efectuadas em três mangas, sendo que em cada fase os atletas farão dois saltos pontuáveis. O vencedor será aquele que obtiver a melhor pontuação no conjunto dos dois saltos. O grau de dificuldade, a altura e a radicalidade das manobras são os critérios a pontuar pelo júri internacional. À meia-noite, a pista da Bigair Discoteca volta a abrir para assinalar a derradeira animação do Gouveia Big Air 2005.

Ricardo Cordeiro

Sobre o autor

Leave a Reply