Arquivo

Gouveia desafia gastrónomos

Semana dos Sabores Serranos decorre em 18 restaurantes do concelho no início de Junho

Dezoito restaurantes do concelho de Gouveia vão participar, entre 1 e 10 de Junho, na Semana dos Sabores Serranos. Trata-se de um festival gastronómico, mas também de um concurso, já que os respectivos “chefes” são desafiados a inovar e a modernizar a cozinha tradicional gouveense, apresentando novos pratos com produtos da região. Um júri avaliará depois o resultado final, atribuindo a autarquia, que organiza o evento, um diploma e uma placa ao restaurante premiado.

Com uma população de pouco mais de 16 mil habitantes, Gouveia tem 30 restaurantes, o que faz do município «o paraíso da gastronomia serrana», considera a Câmara. Para o provar, durante a Semana dos Sabores, os participantes disponibilizarão o melhor da cozinha regional nas suas ementas e os melhores vinhos Dão das diferentes quintas e adegas cooperativas existentes na região. Os restaurantes inscritos são o “ABM” (S. Paio), “A Concha” (Gouveia), “Fonte dos Namorados” (Melo), “Lá em Casa” (Gouveia), “O Albertino” (Folgosinho), “O Ferreiro” (Gouveia), “O Cunha” (Vila Nova de Tazem) e “O Flor” (Gouveia). Participam também os “Sabores da Serra” (Gouveia), “O Italiano” (Gouveia), “O Jardim” (Gouveia), “O Júlio” (Gouveia), “O Mocas” (Folgosinho), “O Túnel” (Gouveia), “Quinta das Cegonhas” (Melo/Nabainhos), “Quinta do Adamastor” (Figueiró da Serra), “Ponte dos Cavaleiros” (Arcozelo da Serra) e “Quinta do Rosmaninho” (Paços da Serra).

Todos estes estabelecimentos estarão identificados, além disso a organização disponibiliza um “Passaporte dos Sabores” para divulgar estes restaurantes e habilitar os comensais a um sorteio. Entre outra informação sobre o festival, o documento, parecido a um verdadeiro passaporte, contém uma página por restaurante participante que deverá ser carimbada. Após três carimbos diferentes, o utente ficará habilitado ao sorteio de um fim-de-semana para duas pessoas numa das unidades hoteleiras da cadeia Eurosol, em regime de meia pensão.

Sobre o autor

Leave a Reply