Arquivo

Gouveia capital do “Winter Jam”

Mega evento de desportos radicais e de Inverno programado para os primeiros fins-de-semana de Outubro

Gouveia vai ser a capital dos desportos radicais e de Inverno nos dois primeiros fins-de-semana de Outubro graças ao “Winter Jam”. O mega evento inclui uma feira/exposição, provas de “tow in snowboard” na maior pista de neve artificial jamais montada em Portugal, demonstrações de “freestyle FMX” e de “dirt bike”, mas também acrobacias aéreas e muita música. «É mais um acontecimento para afirmar Gouveia como cidade de aventura», disse Álvaro Amaro na apresentação da iniciativa na Guarda, na passada sexta-feira.

Inédito em Portugal, o “Winter Jam” decorrerá no Centro Hípico entre 5 e 7 de Outubro, com repetição sete dias depois. Além da Feira de Inverno, onde estarão representadas as principais marcas de desportos de neve e várias estâncias turísticas europeias, o destaque vai para a primeira prova de “tow in snowboard” em cidade a nível mundial. No dia 6 alguns craques desta modalidade radical, como Soni Alibabic, Mone Monsberger, Rudi Kröll ou Pacome Allouis, entre outros, vão competir nesta nova variante do “snowboard” que combina a força das motas de neve com a perícia dos “snowboarders”. O espectáculo caberá numa pista de 70 metros de comprimento por cinco de largura, feita com cerca de 260 toneladas de neve artificial. Para 7 de Outubro está agendada uma demonstração de “dirt bike”, em que participam, nomeadamente, o campeão e vice-campeão nacional de “dirt jumping” 2006, Ruy Silva e Luís Silva. Pelo meio haverá “Dj´s party´s” e um concerto dos Tiny Master.

No fim-de-semana seguinte há um espectáculo de “freestyle FMX”, em que quatro pilotos vão efectuar acrobacias e saltos em motas. A organização adianta ter já confirmado a participação do norueguês André Villa (Team Suzuki), vencedor do campeonato “Night of the Jumps” em 2005 e 2006. O “Winter Jam” termina dia 14 com as acrobacias aéreas de dois aviões (Pitts Special e S-2B) no céu de Gouveia. Mas os visitantes também poderão experimentar, já que serão sorteados 10 baptismos de voo. «Motivos não faltam para vir até Gouveia, que assinala assim o arranque da nova temporada de Inverno em Portugal», afirmou o edil gouveense, dizendo-se esperançado que o evento tenha uma grande projecção por ser «inédito no nosso país». O evento tem um custo aproximado de 300 mil euros, comparticipados pelo PO Centro. «À autarquia custou zero», fez questão de acrescentar Álvaro Amaro. A organização está a cargo da Realizar, empresa responsável, entre outras iniciativas, pelas “Novas 7 Maravilhas” ou “A Mais Bela Bandeira Nacional”.

“Indoor Snow” junto à EN16

O futuro “Indoor Snow” de Gouveia vai ser construído na Quinta Nevada, junto à EN16, num terreno municipal, anunciou Álvaro Amaro. O projecto de arquitectura e de financiamento está a ser ultimado, devendo ser candidatado ao Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN). «Não aceitarei que o Governo apoie uma infraestrutura similar na Área Metropolitana de Lisboa e não esta, na Serra da Estrela», avisou. Com um investimento previsto de cerca de quatro milhões de euros, este equipamento vai permitir a prática de desportos de Inverno todo o ano.

Neste momento faltará definir a extensão da pista coberta, que media inicialmente 120 metros de comprimento e 40 de largura. «Dela depende o custo final do projecto, sendo certo que não queremos megalomanias nem pretendemos ter apenas uma montra de desportos de Inverno», sublinhou o autarca. O “Indoor Snow” será complementado com uma área comercial, de entretenimento e residencial. Para a sua concretização foi constituída uma empresa entre a Câmara e cinco investidores privados, em que se inclui a Turistrela, concessionária do turismo na Serra.

Luis Martins

Sobre o autor

Leave a Reply