Arquivo

Gonçalo M. Tavares na Guarda

Escritor é o convidado do “Café Desconcerto” sábado à noite no TMG

O multi-premiado escritor Gonçalo M. Tavares vem à Guarda no sábado à noite para participar em mais uma sessão do “Café Desconcerto”, no TMG.

O romancista foi recentemente distinguido com o Prémio Literário dos Jovens Europeus – atribuído pela Escola Europeia de Comércio (França) – pelo livro “O Senhor Kraus”, um dos habitantes do bairro que criou e continua a povoar. A série “O Bairro” surgiu em 2005 e já conta cinco títulos. Desde 2001, Gonçalo M. Tavares, de 40 anos, publicou 29 livros de vários géneros literários – incluindo romances, livros de contos, peças de teatro, uma epopeia, ensaios e poesia –, que já deram origem, em diversos países, a peças de teatro, ópera, peças radiofónicas, curtas metragens e objetos de artes plásticas, vídeos de arte, performances, projetos arquitetónicos e teses académicas. Está traduzido em 35 países. Até agora, o escritor recebeu alguns dos mais importantes galardões literários da língua portuguesa, como o Prémio Portugal Telecom (2007), o Prémio José Saramago (2005) e o Prémio LER/Millennium BCP (2004) com o romance “Jerusalém”, editado pela Caminho.

Venceu também o Prémio Branquinho da Fonseca, instituído pela Fundação Calouste Gulbenkian e o jornal “Expresso”, com o livro “O Senhor Valéry” (Caminho), bem como o Prémio Revelação de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores, com “Investigações Novalis” (Difel), e o Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco (2007), atribuído pela Associação Portuguesa de Escritores a “Água, Cão, Cavalo, Cabeça” (Caminho). Um dos três livros que publicou no ano passado, a anti-epopeia “Uma Viagem à Índia” (Caminho) foi distinguido com o Prémio Melhor Narrativa Ficcional 2010 da Sociedade Portuguesa de Autores e o Prémio Especial de Imprensa Melhor Livro 2010 LER/Booktailors.

Gonçalo M. Tavares na Guarda

Sobre o autor

Leave a Reply