Arquivo

GNR realiza mais uma operação “Censos Sénior”

No ano passado foram sinalizados 1.912 idosos a viver sozinhos ou isolados no distrito da Guarda

A GNR sinalizou no ano passado 23 mil idosos a viver sozinhos ou isolados, números que esta força de segurança está a atualizar desde anteontem com o início da operação “Censos Sénior 2013”.

Segundo a GNR, a operação vai decorrer em todo o país até ao 28 de fevereiro e tem como objetivo identificar novas situações e atualizar o registo de todos os idosos que vivem sozinhos ou em locais isolados na área de responsabilidade da Guarda, o que corresponde a cerca de 94 por cento do território nacional e a 54 por cento da população residente. O porta-voz da GNR, major Gonçalo Carvalho, disse aos jornalistas que a operação tem como missão essencial a identificação dos idosos em risco e informar as entidades competentes, como a segurança social, das situações de potencial perigo. A GNR adianta que durante este censo vão ser também levadas a cabo ações de sensibilização para que a população idosa adote comportamentos de segurança que permitem reduzir o risco de se tornarem vítimas de crimes.

A campanha realizou-se pela primeira vez em 2011, tendo sido, na altura, identificados 15.596 idosos, número que cresceu no ano passado para 23.001. De acordo com os dados da operação do ano passado, dos 23.001 idosos identificados, 18.082 vivem sozinhos e 2.483 residem em locais isolados, tendo ainda a GNR registado 2.436 que vivem sozinhos e isolados. Em 2012, o distrito que tinha mais casos era o de Bragança, com 2.442 idosos a viver sozinhos ou isolados, seguindo-se o de Santarém (2.131), Évora (2.037), Guarda (1.912), Castelo Branco (1.810), Viseu (1.897) e Santarém (1.723). O major Gonçalo Carvalho destacou ainda o sucesso da iniciativa, uma vez que dezenas de casos sinalizados foram solucionados e «idosos que foram alertados para determinado tipo de crimes, como as burlas, e que conseguiram adotar novos comportamentos de segurança».

A terceira edição dos “Censos Sénior 2013” vai envolver os militares de todos os comandos territoriais afetos aos programas especiais.

GNR realiza mais uma operação “Censos
        Sénior”

Sobre o autor

Leave a Reply