Arquivo

Gerente de supermercado afugenta ladrão

Encapuçado apontou arma à responsável do “Ponto Fresco”, na Guarda, mas o assaltante acabou por fugir… com medo

Um homem encapuçado, envergando uma gabardine preta, surpreendeu, na segunda-feira, a gerente e três empregadas do supermercado “Ponto Fresco”, na Guarda, junto ao Mercado Municipal.

Pouco passava das 20 horas quando as funcionárias se preparavam para fechar as portas do estabelecimento. Nesse momento, um indivíduo, «vestido de negro, magro, aparentando 1,75m de altura e usando um gorro de montanha», entrou pela entrada principal. A gerente do supermercado, Anabela Gomes, até pensou «tratar-se de uma brincadeira de algum cliente», mas o caso mudou de figura rapidamente e a comerciante viu-se confrontada com uma arma e uma ameaça: «Se chamarem a polícia, mato-vos a todas», recorda. Nessa altura já duas das funcionárias tinham conseguido trancar-se na casa de banho da loja e a terceira escondeu-se na zona da charcutaria. Terá sido uma delas a chamar a polícia via telemóvel. Enquanto isso, o ladrão pediu «todo o dinheiro» que estivesse na única das caixas ainda aberta. O montante, refere Anabela Gomes, nem seria muito avultado, «talvez perto de 100 euros», já que ao longo do dia as caixas são esvaziadas várias vezes.

Quando se dirigia para a registadora pareceu-lhe, «por intuição», que a arma seria falsa, pois tinha «aspecto disso», e deu um passo na direcção do assaltante. «Ele teve um momento de hesitação e recuou», conta, acrescentando que saltou de imediato “para cima” do indivíduo. Seguiu-se uma luta, mas quem fugiu foi o ladrão, sem dinheiro e «com medo», ironiza agora. Desta cena assustadora sobraram apenas uns “arranhões” para a gerente. Anabela Gomes admite que teve «coragem», mas não sabe como conseguiu «reagir assim», acrescentando que «talvez não o fizesse» se fosse agora. Após o susto, as mulheres fecharam-se no estabelecimento até à chegada das autoridades, que já prometeram reforçar a vigilância naquela zona e, em particular, naquele horário. De resto, Anabela Gomes garante que também o sistema de vigilância do supermercado vai ser reforçado.

Sobre o autor

Leave a Reply