Arquivo

Gás natural desce em Julho

Segundo a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, a descida na factura mensal para um casal sem filhos será de 0,56 euros para os clientes da Beiragás

A partir de 1 de Julho e até 1 de Junho de 2010 os consumidores domésticos vão pagar em média menos 3,9 por cento na factura do gás natural, umas décimas menos do que a proposta apresentada em Abril pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), que apontava para uma descida média de 4,1 por cento.

As mudanças para os consumidores finais variam de região para região, sendo que as 11 concessões têm tarifas diferentes devido às condições inicialmente estabelecidas em cada um dos contratos de concessão, celebrados com empresas em diferentes períodos. Assim, de acordo com as contas desta ERSE, a descida na factura mensal do gás natural para um casal sem filhos oscilará entre os 0,56 euros para os clientes da Beiragás (Beira Interior) e os 1,10 euros para os da Setgás (Setúbal). No caso dos casais com filhos, a poupança será mais pronunciada e variará entre os 0,70 euros para os clientes da EDPgás (Minho) e os 1,74 euros para os da Dianagás (Évora), segundo a ERSE. Para os consumidores industriais, cujas tarifas são revistas trimestralmente, a poupança será de 2,1 por cento para as pequenas e médias empresas com consumos até aos 10 mil metros cúbicos e de 4,2 por cento para metalúrgicas e outras fábricas com grandes consumos. A redução de tarifas é justificada com a «promoção da uniformidade das tarifas de venda a clientes finais».

Sobre o autor

Leave a Reply