O jovem Mário Patrão conquistou o troféu de Piloto do Ano 2005 na oitava edição da Gala SPAL “A Nossa Selecção de Pilotos”, promovida anualmente pelo Clube Escape Livre. O campeão nacional de Todo-o-Terreno e vice-campeão nacional de Enduro, natural de Paranhos (Seia), foi o mais votado pelos presentes na cerimónia realizada, na última sexta-feira, no Hotel de Turismo da Guarda, à frente de Márcio Ferreira (motocrosse) e David Saraiva (velocidade).
Apesar de ter somado vários títulos na sua categoria nos últimos anos, Mário Patrão ficou surpreendido com a votação: «Estive vários anos afastado desta gala, as pessoas nem sabiam que eu existia. Felizmente que fui escolhido na primeira vez que vim», começou por dizer, considerando que a votação usada pode não ser a mais correcta. «Estava com um pouco de receio, porque, na maioria dos casos, as pessoas não lêem o palmarés dos pilotos e votam mais por quem conhecem», disse. Contudo, o reconhecimento ainda veio a tempo para um piloto que treina actualmente em terrenos emprestados por amigos e familiares por falta de uma pista. «É muito difícil ser piloto a nível nacional, porque arranjar patrocinadores na região é tarefa quase impossível. As pessoas têm medo de apostar», lamenta. Mário Patrão anunciou que este ano vai competir com uma estrutura própria, com o apoio oficial da Suzuki, depois de ter feito a época de 2005 numa equipa do Porto. Em destaque estiveram igualmente os bombeiros da Guarda, que receberam o Prémio Manuel Gião, o mais alto galardão do Escape Livre, enquanto Francisco Carvalho levou para casa o Prémio Prestígio pela brilhante carreira como piloto de velocidade.
Durante a gala foram ainda entregues os troféus SPAL a 44 pilotos do distrito de dez modalidades diferentes, tendo sido também distinguidos André Costa, vencedor do concurso internacional de design automóvel da Peugeot; João Pedro Lopes, natural da Guarda, ex-campeão e ex-seleccionador nacional de Enduro e actual “manager” de Tiago Monteiro e Carlos Sousa; Tiago Monteiro, piloto de Fórmula 1; e o presidente da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), Vasconcelos Tavares. Quatro personalidades agraciados com o diploma de sócios honorários do clube guardense, que comemora 20 anos de actividade em 2006. De resto, a efeméride é assinalada simbolicamente com o regresso do programa radiofónico do Escape Livre à Rádio Altitude, todas as quintas-feiras.