Arquivo

Gabriel O Pensador, Sean Riley & The Slowriders e OqueStrada no Festival Serra da Estrela

Após interrupção de dois anos, o evento regressa e encontra no Sameiro a sua nova “casa”

O Festival Serra da Estrela está de regresso – após dois de interrupção – e traz artistas que atravessam diferentes gerações. Gabriel O Pensador, Sean Riley & The Slowriders, Oquestrada e Freddy Locks são os nomes já desvendados pela organização. Entre 25 e 27 de agosto, a música está de volta ao vale do Zêzere.

Desta vez, o evento abandona a praia fluvial de Valhelhas e assenta arraiais na Relva da Reboleira, em Sameiro, no concelho de Manteigas. A distância não é grande e o espírito alternativo mantém-se. A 27 de agosto, último dia do festival, Gabriel O Pensador deverá fazer o público recuar até à década de 90, altura em que se tornou conhecido por cantar aquilo que muitos não queriam ouvir. O músico brasileiro serve-se do rap e do hip-hop para fazer crítica social e temas polémicos como “Tô Feliz (Matei o Presidente)”, “Lavagem Cerebral” ou “Lôraburra” marcaram o início da sua ascensão, além de terem ficado na memória de uma geração que ainda hoje o relembra, até mesmo em Portugal – país onde o seu sucesso também se fez sentir. Das suas letras, o público pode esperar palavras contra o racismo, a pobreza, a corrupção, a violência ou o conformismo da sociedade. “Quebra-Cabeças”, “Nádegas a Declarar”, “Seja Você Mesmo” ou “Gabriel O Pensador” são apenas alguns dos álbuns que deverá partilhar com o público que se deslocar até à Relva da Reboleira.

No mesmo dia sobe ao palco Freddy Locks, cantor português que traz o ritmo e a sonoridade reggae. “Wake up” (2007) e “Bring up the feeling” são os discos que tem para apresentar. Junto à pista do SkiParque, o palco acolhe também grupos portugueses mais recentes, como Sean Riley & The Slowriders, no dia 25. A banda vem de Leiria e traz na bagagem o seu trabalho mais recente. “It’s been a long night” é o terceiro álbum de originais, lançado em maio deste ano. Afonso Rodrigues é Sean Riley, o vocalista, que surge acompanhado por Filipe Costa, Bruno Simões e Filipe Rocha. O grupo caminha entre Coimbra e Leiria, mas a sua sonoridade leva-nos até aos Estados Unidos. Nas suas músicas, há folk, blues e rock’n’roll. Os discos “Farewell” e “Only Time Will Tell”, de certo, marcarão presença.

De Almada vêm os OqueStrada, grupo que recupera as raízes da música popular portuguesa, juntando-lhe uma pitada de fado. A percorrer estradas desde 2002, a banda atua em Sameiro a 26 de agosto para apresentar músicas como “Oxalá te veja”, “Se esta rua fosse minha” ou “Vá lá” do disco “Tasca Beat” (2009) e do LP “OqueStrada” (2007). Esta é a quinta edição do festival, desta vez organizado pelo município de Manteigas em colaboração com a Orgânica – Associação Cultural e Social, e com o apoio do grupo Sabores Altaneiros, que gere o SkiParque.

Gabriel O Pensador, Sean Riley & The
        Slowriders e OqueStrada no Festival Serra da Estrela

Sobre o autor

Leave a Reply