Arquivo

Futuro do Externato de Nossa Senhora de Fátima preocupa Câmara de Manteigas

Possível encerramento do estabelecimento «implicará diretamente com a vida» de 78 alunos

A Câmara de Manteigas está preocupada com o futuro do Externato de Nossa Senhora de Fátima. Em causa, está o facto do Governo apenas ter autorizado o funcionamento de três turmas.

A autarquia serrana teve conhecimento, através da direção do Externato, que no ano letivo 2014/2015 «apenas foram atribuídas três turmas pela Rede de Administração Escolar, contrariando a expetativa de quatro, número indispensável para a gestão escolar». A situação levou o presidente do município a interpelar o secretário de Estado do Ensino e Administração Escolar, João Casanova de Almeida, alegando que «o encerramento do estabelecimento de ensino por incapacidade financeira aumentará a degradação dos níveis de acessibilidade à Rede de Serviços Públicos e implicará diretamente com a vida de 78 jovens alunos, dos quais, 10 com dificuldade de aprendizagem».

A autarquia presidida por José Manuel Biscaia salienta, em comunicado enviado às redações, ter pedido ao governante que equacione com a Câmara Municipal «a melhor solução para o problema» que afeta o estabelecimento do ensino secundário que tem um contrato de associação com o Ministério da Educação. Em carta enviada no passado dia 10 ao secretário de Estado do Ensino e Administração Escolar, o presidente da Câmara questiona qual o destino a dar ao corpo docente e «qual a solução para os 78 alunos» que frequentam o estabelecimento de ensino, caso venha fechar portas. «Como podem as famílias dar continuidade à vontade e desejo meritório de preparar e formar os seus filhos quando atravessam crise de emprego e inerentes dificuldades materiais e outras», pergunta ainda o edil.

Sobre o autor

Leave a Reply