Arquivo

Fundão cria empresa de reinserção social

“Fundão Verde” destina-se aos desempregados do concelho

A Câmara do Fundão aprovou na reunião do executivo da semana passada a criação da “Fundão Verde”, uma nova empresa municipal que tem por objectivo a reinserção social dos desempregados do concelho. Constituída com um capital social de 25 mil euros, a “Fundão Verde” conta com o apoio de 70 mil euros do Instituto de Emprego e Formação Profissional para aquisição do equipamento e de uma comparticipação de 80 por cento, ao longo de dois anos, dos salários dos 30 trabalhadores que serão inseridos inicialmente na empresa.

Numa primeira fase, a “Fundão Verde” estará especialmente vocacionada para a jardinagem e tratamento dos espaços verdes do município, por existirem «fundos específicos para estas área», revelou o autarca Manuel Frexes, que não descarta, no entanto, a possibilidade da empresa se estender posteriormente a outras áreas, como as artes e ofícios ou a doçaria tradicional.

A ideia para criar esta empresa de reinserção social, que deverá arrancar ainda este ano, surgiu aquando dos programas ocupacionais para trabalhadoras da antiga ERES, confecção que encerrou as portas em 2002 e que deixou no desemprego 500 pessoas.

Para além desta empresa, a autarquia criou ainda no ano passado a “Fundão Turismo” e deverá estar para nascer uma empresa municipal no âmbito da cultura, entre outras, para que o município possa «aceder a fundos» que de outra forma seria complicado, salienta Frexes. Além disso, esta é também uma forma de «modernizar o concelho com inovação e agilidade, evitando assim a burocracia», acrescentou o edil, assegurando que a autarquia tem «um caminho bem definido» para prosseguir no futuro.

Sobre o autor

Leave a Reply