Arquivo

Frutas de Verão: os seus benefícios

nutrição & saúde

Durante o Verão, o consumo de fruta, é uma das opções alimentares mais indicadas. De variadíssimas cores, elas possuem elevado teor de água, são ricas em vitaminas, minerais, fibras e em antioxidantes, componentes estes com benefícios comprovados na saúde do coração, por influência directa nalguns dos factores de risco cardiovascular, como sejam a obesidade, a diabetes, a hipertensão arterial, e a dislipidémia.

Não se pode dizer que existe uma fruta milagrosa, nem mesmo se pode consumir em quantidades exageradas, porque também nesta área – tudo o que é em excesso, faz mal.

Optei hoje por falar das propriedades de algumas das frutas mais apetecidas e consumidas nesta época do ano, de entre as quais destaco as seguintes:

Alperces: Melhoram a produção de glóbulos vermelhos, são por isso, aconselhados em casos de anemia. Possuem também propriedades adstringentes, capazes de aliviar diarreias leves. São também importantes no tratamento da insónia, do stress e da depressão.

Ameixas: Ricas em flavenóides e betacarotenos, são potentes antioxidantes, prevenindo o envelhecimento celular. Devido ao seu elevado teor em fibras, é-lhes atribuído um efeito laxante bastante intenso, combatendo problemas de obstipação. Se consumidas em excesso podem no entanto causar diarreias.

Cerejas: É uma das frutas mais consumidas no verão. São ricas em fitoestrogénios, hormonas vegetais com acções semelhantes aos estrogéneos, (hormonas sexuais femininas), sendo indicadas no alivio dos sintomas da menopausa. Possuem também quantidades razoáveis de água, cálcio, ferro e vitaminas A, B, e C, tendo propriedades refrescantes, diuréticas e laxantes.

Melancia: Devido ao seu teor em água é o aliado perfeito para os dias de maior calor. Tem propriedades laxantes e diuréticas, e facilita a digestão.

Melão: É bastante refrescante, sendo por este motivo indicado nos meses de calor. Contém quantidades razoáveis de cálcio, fósforo e ferro, que contribuem para a saúde dos ossos, dentes e sangue.

Pêssego: Rico em fibras, tem um grande poder saciante. As vitaminas, A, B1, B2 e C e os minerais, entre os quais o potássio e o fósforo, predominam nesta fruta. Possui ainda propriedades laxantes, depurativas e diuréticas. Devido ao seu teor elevado em antioxidantes (carotenos, flavenóides e vitamina C), é uma fruta importante na prevenção das doenças cardiovasculares, das doenças da boca e gengivas.

Para este Verão, e no que diz respeito ao consumo de fruta, a minha recomendação é que deve aumentar e variar o seu consumo, de modo a usufruir de todas as propriedades nutricionais das diversas espécies.

Deve ingerir diariamente, pelo menos duas porções de fruta.

Por: Inês Campos

Sobre o autor

Leave a Reply