Arquivo

Freixedas é capital europeia do radiomodelismo

Pista do concelho de Pinhel acolhe este fim-de-semana o Europeu B da classe rainha da modalidade, a 1:8 TT

Cento e vinte e cinco pilotos, vindos de 14 países, vão competir este fim-de-semana nas Freixedas (Pinhel) para o Europeu B 1:8 TT de Radiomodelismo.

Trata-se da única prova do Europeu a decorrer este ano em Portugal. A organização está a cargo do Clube de Radiomodelismo de Freixedas, com o apoio da autarquia de Pinhel. «Estarão presentes os melhores pilotos europeus da atualidade, entre os quais 35 portugueses. Será um teste da EFRA, a federação europeia da modalidade, à nossa pista com vista à realização de competições de maior gabarito», sublinha Aires da Costa. O diretor do Clube adianta que será «a primeira vez que o traçado com 380 metros vai receber tantos pilotos em competição», sendo que os treinos estão agendados para amanhã, a partir das 9 horas, e a abertura oficial tem lugar ao final da tarde. Já as provas decorrem por eliminatórias no fim-de-semana, com as finais a terem lugar no domingo.

A classe 1:8 TT é a «classe rainha» do radiomodelismo, refere Aires da Costa, recordando que este tipo de veículos tem motores de 3,5 cc. «São autênticos bólides que vão por à prova a destreza de pilotos com idades compreendidas entre os 14 e 40 anos, mas também as respetivas equipas de mecânicos que vão dar o seu melhor nas boxes, tal como na Fórmula 1», explica o diretor do clube. Para o presidente da coletividade, «não vamos parar. A seguir queremos o Europeu A e depois o Campeonato do Mundo», afirma Domingos Marujo, segundo o qual as condições do campus das Freixedas, situado junto à EN 221, entre a Guarda e Pinhel, são «excelentes». «Temos uma das melhores pistas do país e da Europa», acrescenta o dirigente. Da mesma opinião partilha Rui Ventura: «Também queremos o Mundial, mas primeiro temos que organizar muito bem este Europeu», diz o autarca, para quem apoiar este evento «é mais uma forma de promover o concelho».

Entre pilotos, equipas, apoiantes, jornalistas e representantes oficiais de marcas, são esperados cerca de meio milhar de pessoas nestes três dias. A entrada é livre, estando prevista a colocação de uma bancada para o público apreciar melhor o desenrolar das corridas. A prova tem um orçamento que ronda os 70 mil euros.

Dirigentes do clube e autarca de Pinhel já pensam na organização de uma prova do Mundial

Sobre o autor

Leave a Reply