Arquivo

Frank Gehry desvenda projetos do Cegonha Negra Golf Resort & Spa

Um dos mais famosos arquitetos do mundo esteve na Guarda com os primeiros esboços de um hotel de cinco estrelas e do futuro Museu da Draga, a construir em Gonçalo.

Frank Gehry esteve na Guarda na passada segunda-feira para apresentar os primeiros esboços do hotel e do museu que idealizou para o Cegonha Negra Golf Resort & Spa, que o empresário Alexandre Abreu está a construir na Quinta da Bica, entre Gonçalo (Guarda) e a localidade de Gaia (Belmonte).

O gabinete do famoso arquiteto tomou conta da sala da Assembleia Municipal para explicar os projetos ao executivo e aos técnicos da autarquia e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro (CCDRC). O encontro decorreu à porta fechada, tendo Joaquim Valente explicado mais tarde que se tratou «de uma reunião técnica entre o promotor do projeto e a entidade licenciadora, a autarquia». À tarde, na sessão de Câmara, maioria e oposição partilharam o deslumbramento perante o que foi apresentado. «É um projeto grandioso para a Guarda, para o país e até para a Europa», afirmou o presidente do município, lembrando que as obras de Gehry são «de uma atratividade que não conseguimos medir». Não duvida, por isso, que também estes edifícios vão colocar o concelho no mapa da arquitetura mundial. «Quem apostou neste projeto apostou bem e com audácia», elogiou Joaquim Valente.

«Muitíssimo surpreendido e agradado» com o que viu ficou Rui Quinaz. «Como era de esperar, Frank Gehry vai dar nas vistas», afirmou o vereador do PSD, que espera que o executivo saiba «a importância desta oportunidade». «É um projeto que pode marcar a economia e o turismo da região caso se concretize», acrescentou, sugerindo que o antigo passado judaico da cidade possa ter algum protagonismo no futuro museu. Orçado em 66 milhões de euros, o empreendimento Cegonha Negra Golf Resort & Spa terá como ex-libris um hotel de cinco estrelas e o futuro Museu da Draga, que serão os primeiros projetos de Frank Ghery em Portugal. O arquiteto apresentou ainda o esboço da nova sinagoga de Belmonte, um projeto de grande simbolismo, pois, se for avante, será a primeira que o autor de ascendência judaica irá desenhar.

Classificado como Projeto de Interesse Nacional (PIN) pelo anterior Governo, o Cegonha Negra Golf Resort & Spa, que integra um campo de golfe de 18 buracos desenhado pelo antigo campeão Severiano Ballesteros, já falecido, poderá criar 240 postos de trabalho e a sua conclusão está prevista para 2015. Na segunda-feira, Joaquim Valente adiantou que será preciso «ultrapassar algumas condicionantes e alterar o uso dos solos» naquela zona, mas espera que a CCDRC seja «sensível à importância e à originalidade» da intervenção. De resto, o próximo passo será o desenvolvimento do estudo de impacto ambiental. «Já perdemos investimentos por culpa de legislação limitativa do uso dos solos», acrescentou o presidente da Câmara.

Ícones da arquitetura contemporânea

A contratação de Frank Gehry deve-se ao envolvimento da comunidade judaica luso-americana e o objetivo é repercutir por cá a notoriedade que conquistaram edifícios emblemáticos como o Museu Guggeheim, de Bilbao (País Basco), ou o Hotel Marquês de Riscal, em Elciego (Rioja). Considerado um dos fundadores do Desconstrutivismo, tendência que rompe com a tradição e resgata o papel da emoção na arquitetura, Frank Gehry venceu em 1989 o Prémio Pritzker, tido como o Nobel desta área, por vários dos seus projetos se terem tornado ícones da arquitetura contemporânea.

Luis Martins

Sobre o autor

Leave a Reply