O português Francisco Pardal (individual) venceu o Downhill Internacional de Gouveia, naquele que foi o primeiro triunfo luso na temporada de 2014, depois dos britânicos terem dominado as provas das duas últimas semanas.
No passado domingo, a manga de qualificação deu a entender que o domínio estrangeiro se manteria dado que o melhor português, Daniel Pombo (Liberty Seguros/Meo/Ciclomadeira), terminou na sétima posição. Contudo, o campeão nacional Francisco Pardal, oitavo classificado na descida inicial, puxou dos galões e derrotou a concorrência na manga decisiva com o tempo de 2m32,236s. O segundo melhor tempo pertenceu ao espanhol Toni Ferreiro (Evil Vengeance Tour), que ficou a 2s125’, enquanto o britânico Joseph Smith (Chain Reaction Cycles) completou o pódio, a 2s467’ do vencedor. Nas senhoras venceu outra portuguesa, Filipa Peres (Liberty Seguros/Meo/Ciclomadeira), que foi mais rápida que a espanhola Carmen Martinez (CC Coruxo) e Leonor Bandeira (LCM Team Bandeira).
Já Rafael Sousa (BTT Alfenense/Fasa Bikes) dominou a categoria de juniores, deixando o seu rival mais direto, Manuel Martínez (CC Tribu del Nu), a 8s062’. O espanhol Roger Mateos (Saracen Fire) ganhou em cadetes, Paulo Domingues foi o melhor master 30, Juan Gutierrez (DHE Toledo) não teve oposição à altura em masters 40 e Rui Claudino (Penacova DH/UD Lorvanense) foi o único master 50 a competir. O Gouveia International Downhill realizou-se na encosta do Farvão, num percurso com cerca de 2,5 quilómetros entre o “alto do tovio” e a Escola Apóstolica Cristo-Rei (seminário). Segundo a organização, a cargo do município de Gouveia, a prova contou com cerca de duas centenas de pilotos, maioritariamente estrangeiros.