Arquivo

Foz Côa acolhe Festival Ibérico da Juventude

Organização espera que possam passar pelo recinto do evento mais de três mil pessoas ao longo dos três dias

Vila Nova de Foz Côa recebe, entre amanhã e domingo, «a maior manifestação de jovens e associações juvenis do interior do país». Trata-se do Festival Ibérico da Juventude – FIJUV 2012, iniciativa que engloba quatro atividades: o Festival da juventude, o XVIº Encontro de Associações Juvenis do distrito da Guarda, o VIIº Encontro Transfronteiriço e a Iª Feira de jovens criadores. A organização espera que possam passar pelo recinto do evento, no edifício da Expocôa, mais de três mil pessoas ao longo dos três dias.

As atividades previstas incluem workshops, palestras, colóquios e conferências sobre empreendedorismo, iniciativa jovem e procura ativa de emprego, destacando-se também a forte aposta na animação noturna com vários concertos de bandas nacionais e espanholas. A organização local – a cargo da FAJDG – Federação Distrital das Associações Juvenis da Guarda e da Associação Juvenil Gustavo Filipe, de Foz Côa, promete um evento recheado de «música, dança e workshops». A nível de animação musical destacam-se as atuações de Gonçalo Bilé, Os Azeitonas e Dj’s Dupla Mete Cá Sets amanhã e da dupla Quim Roscas e Zeca Estacionâncio, Fita Cola e do Dj Fernando Alvim no sábado. Ao todo, a organização tem a expetativa de que «possamos ultrapassar as três mil pessoas», sendo que no ano passado, em que se realizou uma versão «experimental» do festival se atingiram as 1.800. De resto, só nos Encontros de Associações Juvenis e no Transfronteiriço vão participar cerca de 300 jovens, dos quais «50 a 100 espanhóis» que estarão no recinto de manhã à noite. O presidente da Associação Juvenil Gustavo Filipe realça que o cartaz de espetáculos deste ano é «mais interessante» e os preços «acessíveis» dos bilhetes que visam proporcionar que esta seja uma atividade «acessível a todos os jovens da nossa região». Deste modo, o custo da entrada para amanhã e sábado é de cinco euros e de dois euros para domingo, dia em que não vai haver concertos, sendo que quem comprar bilhete pode dispor de uma «série de atividades», frisa Davide Garcia. É ainda disponibilizado campismo grátis para os interessados.

O Festival Ibérico da Juventude surge no âmbito do projeto transfronteiriço Empreendejove, tendo como coorganizadores a Direção Regional do Centro do Instituto Português da Juventude, o Instituto da Juventude de Castilla y Leon, o município de Foz Côa e a Federação Nacional de Associações Juvenis. A cerimónia de abertura do evento está agendada para as 18 horas de amanhã no edifício da ExpoCôa.

Ricardo Cordeiro Quim Roscas e Zeca Estacionâncio prometem fazer rir na noite de sábado

Foz Côa acolhe Festival Ibérico da Juventude

Sobre o autor

Leave a Reply