O comandante Fornos de Algodres recebeu o Foz Côa, tendo vencido com um golo marcado já em tempo de compensação. Os locais entraram melhor no jogo, com Yuri a atirar ao lado da baliza de Válter após uma boa jogada da equipa da casa. Já o Foz Côa era uma equipa com uma postura mais defensiva, pois estava a jogar no terreno do líder da prova, mas, sempre que pôde, Lúcio lá foi saindo para o contra-ataque.
O Fornos continuou a tentar, ora pela esquerda, ora pela direita, colocar a bola na área adversária. Por volta da meia hora, Yuri foi à esquerda arrancar um cruzamento excelente, mas Xilipê chegou ligeiramente atrasado. No entanto, os forasteiros continuavam a tentar chegar à baliza do Fornos através de cantos, por vezes consecutivos, mas também não conseguiram marcar. O domínio era do Fornos, isto apesar do Foz Côa conseguir dar bastante luta no meio campo.
Para a segunda parte, a equipa da casa tentou trazer mais agressividade e, mais uma vez, Yuri apareceu a tentar enganar a defensiva visitante, mas o guarda-redes Válter estava muito atento. A resposta do Foz Côa aconteceu por intermédio de Manel, que tentou alvejar a baliza fornense, valendo o seu guarda-redes que também ia chegando para as encomendas. Ambas as equipas fizeram várias mexidas, com os locais a intensificarem cada vez mais a sua pressão e a conseguirem encostar praticamente o Foz Côa no seu meio campo. Sucederam-se então várias combinações e movimentos de ataque, mas a defensiva do Foz Côa tentou adiar ao máximo o golo do Fornos. A entrada de Lote permitiu que o jogo dos locais assentasse mais um pouco e fossem criadas mais situações de perigo iminente junto à baliza de Válter, que foi tentando sacudir a pressão.
Já em tempo de compensação, aos 96 , quando ninguém esperava um golo, surgiu então um cruzamento para a área com o defesa Quim Teixeira a elevar-se e a marcar o tento que deu a vitória aos locais. Foi a festa nas bancadas. O trio de arbitragem, chefiado por Renato Gonçalves, fez um bom trabalho, tentando evitar a amostragem de cartões.
Cristina Sofia