A Associação de Judo do Distrito da Guarda esteve muito bem representada com 12 judocas no Torneio Taça Cruz Martins, que decorreu no último domingo em Beja, inserido nas comemorações do 40.º Aniversário do Judo Clube local.
Destaque especial para a atleta Joana Rei (Guarda – Cidade Desporto EM), que, na categoria – 45 quilos, obteve um brilhante primeiro lugar na sua primeira competição oficial. A judoca estreante não perdeu nenhum combate e na final derrotou a colega de clube, Ana Silveira. Também Flávia Jorge (Clube Desportivo e Recreativo da Associação de Beneficência Popular de Gouveia) garantiu um excelente primeiro lugar na categoria de -40 quilos, após vencer todos os combates. Na final derrotou Luísa Freitas (Guarda – Cidade Desporto EM). A jovem gouveense foi a única do distrito que não pertenceu à formação guardense. Na categoria -35 quilos, Joana Susano e Bruna Nunes foram, respectivamente, segunda e terceira classificadas, sendo de salientar que a primeira judoca apenas perdeu o combate da final. Quanto a Helena Paixão, na categoria -60 quilos, chegou invicta até à final, onde averbou a sua única derrota que a relegou para o segundo lugar.
No sector masculino realce para o primeiro lugar de Eduardo Lameira, na categoria – 40 quilos, e os dois terceiros lugares, na categoria -35 quilos, conseguidos pelos irmãos Carlos e Francisco Brito. Ainda assim, Carlos Brito não esteve ao seu melhor nível, já que falhou o acesso à final ao perder com atletas menos experientes. Por último, Ivo Moreira e Rodrigo Amado, nas categorias de -55 e -60 quilos, respectivamente, só foram derrotados na fase final, embora não lhe fossem pedidos grandes resultados, uma vez que não têm experiência competitiva. Colectivamente, a equipa Guarda – Cidade Desporto EM conseguiu um excelente segundo lugar, entre as cerca de 15 equipas presentes.