Arquivo

“Fire Protection” à procura de apoios

Sistema desenvolvido pelo bombeiro Sérgio Cipriano pode salvar a vida dos voluntários e evitar a destruição dos veículos durante o combate a incêndios

O sistema que pode salvar bombeiros e evitar a destruição de veículos durante o combate às chamas vai ser candidatado a apoios comunitários para ser concretizado e aplicado.

Divulgado por O INTERIOR em agosto de 2012, o “Fire Protection” foi desenvolvido nesse ano pelo bombeiro gouveense Sérgio Cipriano e assenta na monitorização da temperatura exterior dos veículos de combate a fogos e no acionamento de um mecanismo para evitar a sua destruição quando os mesmos são surpreendidos pelas chamas. O seu promotor, aluno do curso de Comunicação e Multimédia do IPG e administrador do portal www.bombeiros.pt., está à procura de financiamento e considera que os fundos comunitários, no âmbito do próximo quadro de apoio, podiam «apressar o processo, primeiro, porque teríamos dinheiro para investir em equipamento de monitorização, algum dele bastante caro, e depois porque teríamos pessoas a tempo inteiro para pensar nisto». Contudo, o responsável afirma que o projeto vai continuar, «com ou sem financiamento», adiantando que serão necessários 100 mil euros para a sua conclusão. Atualmente, o sistema está a ser testado, tendo os investigadores já concluído pela necessidade das viaturas novas serem construídas sem materiais plásticos ou facilmente inflamáveis.

De resto, os veículos mais recentes já dispõem de uma estrutura externa com cortina de proteção que, numa situação de emergência, é acionada do interior do veículo. Com o “Fire Protection”, o sistema vai atuar assim que se registem temperaturas mais elevadas no exterior do veículo e proteger os seus ocupantes. Já em caso de acidente fornecerá as coordenadas GPS da viatura à central de telecomunicações para envio imediato de auxílio. Até agora, foram investidos cinco mil euros no desenvolvimento desta ideia que, além do seu autor, tem envolvido elementos de três empresas e do IPG. O “Fire Protection” ficou em segundo lugar no concurso regional de inovação e empreendedorismo do IPG, obtendo um prémio de 1.500 euros.

Sistema protege veículos e bombeiros no combate às chamas

Sobre o autor

Leave a Reply