Arquivo

Finanças pedem investigação de documento dos ”swaps”

Depois do anúncio feito quarta-feira pela Procuradoria, o ministério das Finanças diz que também pediu duas investigações: à PGR e à ERC.

O Ministério das Finanças pediu à Procuradoria-Geral da República para apurar quem terá forjado o documento do CitiGroup que serviu de base à apresentação aos assessores económicos de José Sócrates de swaps que serviriam para disfarçar o défice de 2005 e 2006, disse fonte oficial ao Expresso.

E solicitou ainda à Entidade Reguladora para a Comunicação Social que investigasse, no «âmbito das suas competências», o caso divulgado pela SIC e pela Visão, adiantou a mesma fonte.

Na terça-feira, pouco antes da meia-noite, o gabinete da ministra Maria Luís Albuquerque fez saber que descobrira ter sido forjada a proposta apresentada pelo Citigroup ao Governo de José Sócrates divulgada nesse dia pela SIC.

Hoje, o Ministério, num esclarecimento à comunicação social, diz que não quis acusar ninguém, nomeadamente a SIC e a Visão, de terem manipulado o documento do Citigroup que usaram para noticiar a presença do ex-secretário de Estado do Tesouro Joaquim Pais Jorge em reuniões com os assessores económicos do gabinete de José Sócrates em 2005.

Quarta-feira, a Procuradora-Geral Joana Marques Vidal já tinha decidido mandar abrir um inquérito para investigar eventual «ilícito criminal» na alegada manipulação do documento que liga o ex-secretário do Tesouro Joaquim Pais Jorge ao caso dos swaps.

Sobre o autor

Leave a Reply