Depois de muitas hesitações, nove municípios do distrito da Guarda juntaram-se a três do distrito de Castelo Branco para formar a Comunidade Urbana das Beiras. Da mesma forma que aqui critiquei os bairrismos bacocos de alguns dos autarcas envolvidos no processo, saliento agora o bom-senso dos que perceberam a importância do momento e enterraram – assim se espera – desavenças antigas.
A instalação dos órgãos de governo desta comunidade nos municípios mais pequenos comprova que é possível ultrapassar as divergências entre os concelhos mais poderosos, beneficiando os municípios mais desfavorecidos. Esta solidariedade intermunicipal poderá mesmo funcionar como pedra basilar de uma ComUrb que, de acordo com o previsto, assumirá brevemente algumas das funções até agora reservadas ao poder central. Este princípio de solidariedade permitirá ainda que a disputa de investimentos entre concelhos vizinhos seja substituída pela oferta de uma saudável complementaridade regional capaz de atrair mais e maiores projectos de investimento para a região.
Uma das surpresas de última hora foi a entrada de Penamacor na ComUrb das Beiras. Ligado ao Fundão desde o início do processo, o concelho de Penamacor corria o risco de se tornar completamente periférico caso a comunidade se estendesse para Sul. Entrando nesta ComUrb, Penamacor acaba por ser integrado no seu espaço natural.
Para já, de fora fica apenas o Fundão que continua à procura de uma solução para o imbróglio em que se meteu, ao juntar-se a Castelo Branco, outro concelho que continua isolado.
Tudo aponta para que o município fundanense acabe por entrar na ComUrb das Beiras, mas nunca se sabe… Afinal de contas, esta é a mesma câmara que saiu da Região de Turismo da Serra da Estrela para iniciar um projecto autónomo. E a mesma que, à imagem do coronel Odorico Paraguaçu, prefeito de Sucupira, vai festejar o alargamento do cemitério da cidade.
Independentemente do que venha a acontecer, percebe-se facilmente que a entrada do Fundão na ComUrb das Beiras beneficiará este concelho, mas também a comunidade que vai nascer no dia 30 de Junho.
Por: João Canavilhas