Para quem prefere passar a passagem de ano na Guarda, as opções recaem sobre as unidades hoteleiras e nos restaurantes da cidade. Em contagem decrescente para o fim de ano, as possibilidades começam a escassear porque os hotéis estão quase esgotados. A novidade é o inédito fim de ano organizado pelo Clube Escape Livre, onde a comitiva automobilista vai despedir-se do Ano Velho ao volante das suas máquinas.
Trata-se do primeiro Rali BP Ford Fim de Ano, uma prova de concentração turística que promete uma animação muito especial para os cerca de 200 participantes, integrando perto de 60 equipas. O “réveillon” é passado na Guarda, rumando toda a gente para Gouveia no dia 1 de Janeiro e termina, novamente, na capital do distrito, no domingo. O programa tem início na tarde de sexta-feira com a recepção no Hotel Vanguarda, seguindo-se o cocktail de “Ano Velho” antes da noite do “réveillon”. O programa de sábado só começa com o almoço, rumando depois as equipas para Gouveia, num percurso de estrada, para um passeio pelo centro histórico e visita ao Museu Abel Manta. Após o regresso e o jantar, segue-se uma noite “karaoke” na discoteca “Malukiss”. No domingo de manhã, a comitiva cumpre, junto ao complexo das Piscinas Municipais da Guarda, a tradicional prova de maneabilidade para fins de classificação final.
A proximidade da Serra da Estrela e o pacote de animação que os hotéis oferecem são ingredientes para começar o ano com o pé direito na cidade mais alta do país. Por isso o Hotel Turismo da Guarda já tem os cem quartos quase todos reservados. «Restam poucos por ocupar, dois ou três», diz Manuela Almeida, directora da unidade hoteleira. Quanto à procura, «é semelhante ao ano passado», constata a responsável. No entanto, como este ano o “réveillon” acontece numa sexta-feira, isso permite que o programa seja «mais alargado e que as pessoas passem mais dias», adianta. Assim, durante todo o fim-de-semana é oferecido um programa especial aos clientes. Na noite de 31 de Dezembro, o jantar da despedida do Ano Velho será acompanhado por uma banda musical. No sábado será servido um almoço “buffet” do Dia de Ano Novo e à noite um jantar dançante. E ainda há muitos guardenses que também passam esta noite no Hotel Turismo da Guarda, uns pela tradição e outros pela novidade. «Há muitas reservas que não são das pessoas habituais», revela a directora. Quem quiser só passar a noite de Ano Novo poderá fazê-lo pagando 85 euros por pessoa e 180 euros para usufruir do programa completo, que inclui a estadia de duas noites.
Também no Hotel Lusitânia Parque a lotação está quase esgotada. Já não estão disponíveis quartos de casal e os poucos que falta ocupar são individuais. Apesar da maioria das reservas serem de turistas nacionais, também se nota a procura de alguns espanhóis, dada a proximidade. Do programa de Ano Novo destaca-se o “cocktail” de Ano Velho, no dia 31 de Dezembro, seguido do Jantar de Fim de Ano com a banda do hotel. As doze badaladas serão iluminadas por um fogo de artifício e acompanhadas pelas tradicionais passas. Será ainda servido um “buffet” de Ano Novo. No sábado haverá o primeiro almoço do ano e depois poderá usufruir das actividades desportivas e de lazer do Lusitânia Parque. À noite, está previsto um jantar “buffet” com “karaoke”. O preço por pessoa em quarto duplo é de cerca de 336 euros, e as crianças dos quatro aos doze anos de 168 euros, no quarto dos pais.
Patrícia Correia