Arquivo

Figueira de Castelo Rodrigo inaugurou novos projetos no feriado municipal

Há duas novas empresas e um centro de inspeção automóvel na zona industrial, onde vai reabrir a antiga fábrica de laticínios

O feriado municipal de Figueira de Castelo Rodrigo foi dia de inaugurações de projetos localizados na zona industrial. Trata-se da Incubadora de Oficinas e Indústria, um investimento de 280 mil euros que, segundo o presidente da Câmara, «vai incubar uma empresa de equipamentos agrícolas e outra de estofador».

O edifício pertence à autarquia e permitirá que as empresas se estabeleçam por «um período máximo de três anos, pois no final deste tempo, à partida, ficarão com solidez financeira para voarem para outros horizontes», refere Paulo Langrouva. A renda do espaço terá um valor simbólico, pois para o autarca a preocupação não passa pelas receitas mas sim pela «criação de riqueza e de empresas no concelho». Na passada quinta-feira foi também inaugurado o novo Centro de Inspeções de Veículos, que «vai trazer outra comodidade para os munícipes, bem como para os residentes dos concelhos vizinhos que queiram vir aqui fazer a sua inspeção automóvel», adianta Paulo Langrouva. Neste projeto serão criados sete postos de trabalho. O autarca anunciou ainda a reabertura da antiga fábrica dos Laticínios da Marofa, por iniciativa de empresários da Insulac – Produtos Lácteos Açoreanos, num projeto que em breve dará origem a 40 postos de trabalho.

No dia em que se assinalou o 352º aniversário da Batalha da Salgadela, o município aproveitou também para apresentar, no Convento de Santa Maria de Aguiar, um evento que decorrerá pela primeira vez este ano e que é uma recriação da referida batalha, ocorrida no século XVII entre tropas portuguesas e espanholas. Para Paulo Langrouva, este acontecimento «é um momento marcante na história deste concelho, que representou a consolidação da independência do nosso país e, por isso, temos de lhe dar a importância que merece». Os dias 20 e 21 de agosto foram as datas escolhidas para realizar «o primeiro de muitos eventos que vamos consolidar», refere o edil. A “Salgadela, a Batalha” será recriada pela companhia de teatro Viv’Arte, numa organização do município em parceria com a empresa Douro Azul.

No Dia do Município foi ainda assinado um protocolo com a Misericórdia do Porto para o projeto “Chave de Afetos”, que visa prestar assistência à população sénior do concelho figueirense que vive em situação de maior fragilidade e risco provocado pelo isolamento e/ou ausência de suporte e apoio familiar. A jornada incluiu também uma homenagem aos combatentes da Batalha da Salgadela, no Padrão Pedro Jacques de Magalhães, em Mata de Lobos, e uma noite de fados com Cláudia Madeira e Liliana Moura no Palácio Cristóvão de Moura, em Castelo Rodrigo.

Patrícia Garrido “Salgadela, a Batalha” realiza-se pela primeira vez em agosto

Sobre o autor

Leave a Reply